Atividades reuniram mais de 400 pessoas ao total. | Foto: Hugo Scotte
Atividades reuniram mais de 400 pessoas ao total. | Foto: Hugo Scotte

| Notícias | PSOL

Do extremo Norte ao extremo Sul de Porto Alegre, passando por comunidades periféricas como Rubem Berta, Santa Rosa de Lima e Restinga, Luciana Genro (PSOL) realizou o lançamento de sua pré-candidatura a deputada estadual neste sábado (17/07). As três atividades em Porto Alegre, que ainda contou com um evento na região central, reuniram mais de 500 pessoas e expressaram todas as lutas levadas adiante pela deputada e pelo PSOL no último período. Além dos eventos na Capital, Luciana Genro tem realizado lançamentos em diversas cidades do Interior em conjunto com pré-candidatos a deputado federal que farão dobradinha com ela na disputa eleitoral.

A iniciativa de realizar três atividades em Porto Alegre prioriza as periferias e bairros populares onde a deputada tem desenvolvido um trabalho junto às comunidades. “Nós fazemos política porque queremos organizar as pessoas para lutar pelas mudanças tão necessárias no modelo econômico e social. Estamos onde o povo está, por isso viemos até os bairros mais afastados do Centro para que todas e todos pudessem participar desse dia importante na nossa luta política”, disse a deputada.

Movimentos comunitários e populares demonstraram apoio à pré-candidatura de Luciana Genro. Foto: Hugo Scotte

Tanto na Zona Norte quanto na Restinga e no Centro, as atividades contaram com a presença de lideranças do PSOL, como a deputada federal Fernanda Melchionna, pré-candidata à reeleição, o vereador Roberto Robaina, pré-candidato ao Senado, e o vereador Pedro Ruas, pré-candidato a governador. Em cada evento, participaram ainda diversas lideranças locais e pré-candidatos do partido neste ano.

Para Luciana Genro, o PSOL é uma ferramenta na busca de uma nova alternativa política e econômica para o país. A deputada frisou a importância das lutas pela taxação de grandes fortunas, contra todas as opressões, em defesa das mulheres, da comunidade LGBTI+, da negritude, das religiões de matriz africana, da educação pública, da juventude, da classe trabalhadora, dos animais e do meio ambiente.

“A união entre movimentos estudantis, sociais e culturais junto ao PSOL é essencial para a construção política que possibilitará um novo modelo de sociedade, com emancipação do povo e garantias de direitos para todos”, ressaltou a pré-candidata.

Lançamento na Zona Norte reuniu lideranças da região

Em função do trabalho que realiza, em diversas frentes, nos bairros da Zona Norte de Porto Alegre, Luciana Genro escolheu a quadra da Imperatriz Dona Leopoldina, no Rubem Berta, para promover o primeiro lançamento de sua pré-candidatura como deputada estadual na Capital. 

A parlamentar expressou sua alegria em reunir cerca de 100 pessoas no evento: “Mesmo com a chuva, que não deu trégua, lideranças e moradores de vários bairros compareceram em peso. Isso me deixa muito orgulhosa, pois esse apoio é o reconhecimento do trabalho que temos realizado há muitos anos em prol da região, atuando para ajudar a organizar a luta do povo em defesa dos seus direitos”.

Primeira atividade ocorreu na quadra da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina. Foto: Hugo Scotte

Coordenadora do Emancipa Santa Rosa de Lima, Fátima Cardoso ressaltou a importância do mandato de Luciana Genro para a comunidade, em especial na área da educação, com o apoio à biblioteca comunitária e a construção do cursinho popular: “Falar da Luciana Genro é falar de compromisso, atitude, de uma pessoa que tem lado e é o lado que eu quero estar”, disse. A deputada é fundadora e presidente do Emancipa, uma ONG de educação popular que já ajudou milhares de jovens a ingressar na universidade. Na Zona Norte, o Emancipa Santa Rosa de Lima oferece cursinho gratuito pré-vestibular e pré-Enem, além de realizar um trabalho de auxílio à comunidade de imigrantes que vive na região.

Emocionada, Fátima comentou sobre o trabalho realizado com o curso pré-vestibular, lançado em 2018 no bairro, que no primeiro ano já contou com 19 estudantes que entraram na faculdade. “Isso é inexplicável. Muitas vezes pensamos que não é possível, em função das dificuldades, por isso botar um filho na faculdade é uma gratificação enorme, e eu tenho vários filhos”, disse, se referindo aos jovens beneficiados pelo projeto.

Outra ação de destaque do Emancipa Santa Rosa, com o apoio de Luciana Genro, foi durante o pior momento da pandemia de Covid-19. Nos últimos anos, centenas de famílias foram atendidas, recebendo doações de roupas e alimentos, bem como auxílio na identificação e encaminhamento de casos de violência contra crianças e mulheres, que ficaram mais vulnerabilizadas com o isolamento social.

Na área cultural, o ex-presidente da Associação dos Moradores do Rubem Berta, Cleusi Coelho, destacou o apoio de Luciana Genro ao trabalho social feito pelo Coletivo Embolamento Cultural. Por meio do projeto Cohab É Só Rap, o coletivo leva uma opção de lazer para os jovens da comunidade através da música. 

Ele destacou ainda que a pré-candidata se faz presente na região de forma constante, diferente de outros políticos: “Tem político de direita que só lembra e vai nas comunidades pra pedir voto, a Luciana está sempre aqui, ouvindo os moradores e nos apoiando”, comentou.

Também estiveram no evento da Zona Norte o pré-candidato a deputado federal, Tiago de Bará; as pré-candidatas a deputada federal Ingra Costa e Silva e Lúcia Helena da Luz; o representante da Associação dos Moradores da Grande Santa Rosa, Arilton Cardoso; Claudia Favaro e Ingridy Rodrigues Vieira, da Frente Nacional de Luta no Campo e na Cidade (FNL); Heloisa da Rosa, da Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto; Vitor Gomes, da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina; Tiry Coelho, do Embolamento Cultural/Cohab É Só Rap; Rodrigo Nickel, coordenador do Emancipa; Giordana Nunes, estudante do Emancipa Santa Rosa; Kelly, do Clube de Mães Mãos à Obra; e o Poeta.

Mulheres negras são maioria em lançamento na Restinga

Com um trabalho permanente na Restinga, bairro da Zona Sul de Porto Alegre, Luciana Genro realizou também uma atividade de lançamento da sua pré-candidatura na região. O ato aconteceu no Bar da Velha Guarda e contou com presença predominante de mulheres negras.

“A Restinga é um dos bairros mais segregados racialmente e empobrecidos de Porto Alegre. Também é um bairro de gente trabalhadora, que luta para sobreviver diante do aumento dos preços dos alimentos”, disse a deputada.

Na Restinga, um dos bairros mais empobrecidos e racialmente segregados de Porto Alegre, Luciana Genro realizou a segunda atividade de lançamento de sua pré-candidatura.

Além dos pré-candidatos Roberto Robaina, Fernanda Melchionna e Pai Tiago de Bará, na Restinga estava presente o pré-candidato a deputado federal Gilvandro Antunes, liderança do movimento Vidas Negras Importam. “Derrotar Bolsonaro nestas eleições significa também fortalecer a luta antirracista, e na Restinga essa luta se expressa com muita força”, considerou.

A atividade foi organizada por lideranças do PSOL que moram no bairro e atuam na organização comunitária de seus moradores, como a ex-conselheira tutelar Jurema Louzada e a integrante da Casa Emancipa Restinga, Cris Machado, e o pai de santo Benhur de Odé. Além disso, Mara Bueno esteve presente representando o Condomínio Repouso do Guerreiro, onde organiza o Cantinho da Leitura – uma sala em seu apartamento dedicada a oferecer reforço escolar às crianças da vizinhança.

“Luciana, a Restinga está contigo. Os políticos tradicionais nunca pisaram aqui, só vêm na época das eleições pedir voto. Tu e o PSOL estão aqui o ano inteiro atuando na comunidade”, disse Jurema. 

Público lotou o Bar da Velha Guarda para prestigiar o evento na Restinga.

Fundadora da Casa Emancipa Restinga, Luciana Genro atuou durante o pior momento da pandemia na distribuição de cestas básicas a moradores da Restinga. Nesse período, a Casa Emancipa precisou suspender as atividades que oferecia à comunidade – como cursinho popular, aula de capoeira e de instrumentos tradicionais de matriz africana – para se dedicar integralmente à solidariedade ativa. Todos os finais de semana eram distribuídas quentinhas a moradores de rua da região.

“Tenho muito orgulho do nosso trabalho na Restinga e de contar com o apoio dos moradores desse bairro de gente lutadora. Contem comigo para seguir levando essas lutas e essas vozes até a Assembleia Legislativa”, disse Luciana Genro.

Público diverso prestigia lançamento na Cidade Baixa

Estudantes, professores, artistas e produtores culturais, sindicalistas, membros da comunidade LGBTI+, movimento negro, feminista, juventude, entre outros foram até o Espaço Cultural 512, na Cidade Baixa, para acompanhar o lançamento da pré-candidatura de Luciana Genro a deputada estadual.

Um vídeo com momentos da trajetória da pré-candidata na política, incluindo os dois lançamentos anteriores do dia, foi exibido no início da atividade. Ela agradeceu aos presentes, ao Movimento Esquerda Socialista (MES), sua organização política que foi fundadora do PSOL, outros companheiros de luta, à família, à equipe de trabalho e demais apoiadores. Fez também um balanço dos três eventos do dia, que reuniram mais de 400 de pessoas, em especial os dois primeiros, que “demonstraram a inserção do PSOL na periferia”.

Na Cidade Baixa, atividade de lançamento ocorreu no Bar 512.

Luciana Genro avaliou o cenário político atual, salientando a necessidade de construção de uma política de emancipação popular. Citou o apoio do PSOL a Lula na eleição majoritária com o objetivo de derrotar Bolsonaro, se possível ainda no primeiro turno, para “mandá-lo para a lata de lixo da história”. Mesmo com a aliança tática para derrotar a extrema direita, a pré-candidata reforçou o posicionamento do PSOL de que a conciliação de classes não resolve os problemas sistêmicos do país, que são também problemas do capitalismo. “Vamos precisar seguir organizados e em luta após as eleições, enfrentando o bolsonarismo e impulsionando uma construção política voltada à organização do povo, da classe trabalhadora e de todas as populações oprimidas por esse sistema tão injusto e desigual”, disse.

Pré-candidato ao governo do RS, Pedro Ruas ressaltou que “não é possível falar do PSOL sem falar de Luciana Genro”, que considera uma figura comprometida e motivada para um trabalho político sério, ousado e valente. Também afirmou que o PSOL é “a soma das nossas virtudes, sem nossos defeitos, e um partido que não se rende nem se vende”. Sobre as eleições de outubro, falou que a direita trará os mesmos políticos dos últimos governos no estado, que atuam no sentido de beneficiar grandes empresas e contra os interesses dos trabalhadores. 

Pré-candidato ao Senado, Roberto Robaina classificou o governo Bolsonaro como o pior das últimas décadas, em função do agravamento da crise econômica e social, além da tragédia causada pela pandemia, com a morte de quase 700 mil pessoas. Ele revelou que a prioridade para o PSOL nas eleições de 2022 é reeleger as pré-candidatas Luciana Genro, como deputada estadual, e Fernanda Melchionna, como deputada federal, para seguir o enfrentamento à direita e extrema-direita tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal, buscando ainda aumentar a representação do partido nesses espaços.

Luciana Genro relembrou sua trajetória política e falou sobre a importância do PSOL na luta contra Bolsonaro e por uma alternativa de esquerda ao país. Foto: Hugo Scotte

Fernanda Melchionna contou que conheceu Luciana Genro no início dos anos 2000, quando ela era deputada estadual, ainda pelo PT, e foi a única a apoiar a greve do magistério durante o governo Olívio Dutra, sendo inclusive punida pelo partido na época, mas mantendo sua coerência na luta em defesa dos trabalhadores e da educação. “Esse episódio representou uma inspiração para mim, para que eu pudesse continuar com ainda mais força a minha militância”, reforçou. A deputada federal falou sobre a necessidade de derrotar Bolsonaro e disse acreditar que a luta política e a onda democrática possam levar o Brasil a mudar, assim como tem ocorrido em outros países da América Latina, que tiraram a direita e extrema direita do poder.

A professora Neiva Lazzarotto, diretora licenciada do CPERS, que é pré-candidata a vice na chapa de Ruas ao Piratini, reforçou os impactos do capitalismo, que coloca em risco e destrói o planeta e a humanidade. Nesse sentido, defendeu a necessidade de construção de um novo sistema econômico-social. Como professora da rede pública, citou a importância de Luciana Genro para a educação, com apoio às lutas dos professores em tantas pautas relevantes, como recentemente contra a militarização das escolas, com a realização de audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa.

Representante do povo de matriz africana, o pré-candidato a deputado federal Pai Tiago de Bará também esteve nos três lançamentos. Ele comentou sobre racismo religioso e reconheceu o relevante papel de Luciana Genro na luta contra esse tipo de intolerância, por meio de sua atuação na Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, com elaboração da “Cartilha do Povo de Terreiro: sou do axé e não nego minha fé”, entre outras iniciativas para combater o preconceito contra esse grupo.

Outras pré-candidatas à Câmara Federal acompanharam as agendas da Zona Norte e na Cidade Baixa: Ingra Costa e Silva e Lúcia Helena da Luz. Vinda de Passo Fundo, Ingra é militante feminista e LGBTI+. Ela contou ter conhecido Luciana Genro nas eleições presidenciais de 2014, quando “vi essa mulher apontando o dedo na cara de velho branco que está a mil anos na política” e que essa combatividade foi uma inspiração. A representatividade feminina foi importante para que decidisse ingressar no meio político e acredita que sirva de esperança para outras mulheres e meninas também saberem que há espaço para elas.

Profissional da saúde na rede municipal e ativista da causa animal, Lúcia Helena conhece de perto a realidade das comunidades, por sua atuação nos postos e no auxílio voluntário e resgate de cães e gatos abandonados e doentes. Ela disse ter optado pelo PSOL ao ingressar na política por causa de suas lutas e por ver sempre Luciana Genro e Fernanda Melchionna nos protestos e movimentos de rua. Lúcia apontou Luciana como uma “líder antifascista e grande parceira da causa animal” e citou algumas iniciativas do mandato na área, como a confecção do Manual de Proteção e Defesa Animal.

Aline Kerber, da Associação Mães e Pais pela Democracia, também é pré-candidata a deputada federal pelo PSOL e lembrou do papel de Luciana Genro na luta por uma escola democrática e plural, contra a censura representada por projetos como o chamado “Escola Sem Partido”. Émerson da Costa, pré-candidato a deputado federal em Novo Hamburgo, frisou a parceria com a deputada na defesa da ciência e da pesquisa, com um projeto elaborado por ambos para colocar a Mostratec – maior feira de jovens cientistas da América Latina – no calendário oficial do estado. Márcio Chagas, professor de Educação Física e ex-árbitro de futebol, também pré-candidato a deputado federal, comentou sobre o apoio de Luciana Genro à luta antirracista. E Natasha Ferreira, mulher travesti e militante da pauta LGBTI+, disse ter orgulho de atuar junto com a deputada nesta luta. Ela irá concorrer a deputada federal pelo PSOL e atuou junto com Luciana Genro em seu gabinete, tendo sido a primeira assessora trans da história da Assembleia Legislativa.

A juventude também esteve presente na atividade da Cidade Baixa, com Daniel Oliveira, do DCE da UFRGS, e Fran Rodrigues, vereadora suplente do PSOL em Porto Alegre e pré-candidata a deputada federal. Eles lembraram que Luciana Genro está sempre presente nas mobilizações dos estudantes e tem sido uma porta voz dessas lutas na Assembleia Legislativa. A luta pela educação pública de qualidade foi reforçada também por Tamyres Filgueira, pré-candidata a deputada federal e liderança da Associação dos Servidores da UFRGS.

Com forte presença na Região Metropolitana de Porto Alegre, o evento na Cidade Baixa contou com muitos militantes do PSOL em Canoas, Alvorada, Gravataí e Guaíba. Pré-candidaturas dessas cidades também estiveram presentes, como a professora Líbia Aquino, o ex-vereador Cebola, os militantes Paloma Daudt e Paulo Sérgio.

Lideranças da Rede Sustentabilidade e do PV, além dos sindicatos dos bancários, dos metroviários, dos municipários e dos trabalhadores da saúde também estiveram presentes.