A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve no Instituto de Educação General Flores da Cunha na manhã desta terça-feira (29/10) para acompanhar a situação das obras de restauro da instituição, que foram novamente paralisadas no dia 30 de setembro. A visita ocorreu por iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, da qual Luciana é membro titular, e contou também com a presença da deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão, de representantes da escola e do governo estadual.
O prédio do Instituto de Educação está fechado desde agosto de 2016 devido às obras. Os 1.354 alunos foram realocados para outras escolas estaduais e aguardam a conclusão do restauro para que possam voltar ao IE.
Orçada em mais de R$ 20 milhões, a obra prevê uma reforma total do prédio, com troca de rede hidráulica e elétrica, restauro do piso original, implantação de elevadores e rampas de acesso, instalação de central de gás e climatização das salas de aula.
Os trabalhos deveriam ter sido terminados na metade de 2017, mas estão apenas 20% concluídos. Isso porque a primeira empresa contratada pelo governo executou apenas 5% da obra e teve seu contrato rompido em função dos atrasos no cumprimento do cronograma.
Uma nova licitação foi feita e os trabalhos foram retomados em outubro de 2018, mas o governo estadual alega não ter verbas para concluir a obra – que foi originalmente financiada com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que acabaram sendo perdidos pela Secretaria de Educação em função dos atrasos no andamento dos trabalhos.
“Parar as obras a essa altura é um crime contra a educação pública no RS. Nós da Comissão de Educação estamos juntos com vocês nesta luta”, disse Luciana Genro à comunidade escolar do Instituto de Educação, que recebeu as parlamentares com uma aula pública no pátio em frente ao colégio.
Confira mais fotos abaixo em nosso álbum no Flickr: