A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, esteve reunida nesta segunda com presidenta e o vice-presidente da Associação das Mães & Pais pela Democracia, Aline Kerber e Marcelo Prado, respectivamente. A associação é formada por mães e pais de alunos de 60 escolas das redes pública e particular do Estado.
Aline e Marcelo apresentaram as iniciativas da associação, que atua em defesa da liberdade de expressão e da diversidade de opiniões dentro das salas de aula. Estas discussões têm acontecido na forma do chamado Café Democrático, onde mães e pais, professores e alunos já debateram temas como a saúde mental na escola, a importância do ensino de gênero e da sexualidade e também do apoio aos educadores.
A deputada também foi convidada para prestigiar o Festival da Democracia e da Liberdade, marcado para o dia 28 de abril, no Vila Flores, em Porto Alegre. Debater a garantia da democracia e da formação do pensamento crítico nas escolas é uma das bandeiras da deputada estadual.
No primeiro dia de mandato, Luciana Genro apresentou o projeto que institui o Programa Escola Sem Censura, que garante aos educadores e estudantes a livre manifestação do saber e do conhecimento.
“Vamos promover um amplo debate sobre este projeto e as estratégias para garantir democracia nas escolas”, defende a deputada.
Leia o projeto na íntegra: https://bit.ly/2WPhba1
Leia a justificativa do projeto: https://bit.ly/2DiSNomh