O vereador Roberto Robaina articulou com a deputada estadual Luciana Genro para que se abrisse um diálogo construtivo com o vice-governador do Rio Grande do Sul Ranolfo Vieira Júnior. Para isso os parlamentares do PSOL se reuniram na tarde de quarta-feira (20/03) com o vice-governador em seu gabinete.
Ranolfo acumula ainda as funções de secretário estadual de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, o que lhe permite atuar com mais força no núcleo central do governo quando o assunto é segurança. Foi buscando eficácia para políticas concretas de segurança que Robaina e Luciana se esforçaram na garantia da reunião e na pauta levada.
No encontro, os parlamentares do PSOL apresentaram o Projeto de Lei 10/2019 proposto pelo vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre, que prevê que: “Os usuários do serviço de transporte motorizado privado e remunerado que optarem pela forma de pagamento em dinheiro deverão incluir, no momento do cadastramento no aplicativo por internet, documento de identificação civil e fotografia atualizada e cadastrar uma senha pessoal que deverá ser utilizada cada vez que solicitar o transporte”, conforme consta no texto da medida.
“Só neste ano sete motoristas de aplicativos foram assassinados”, disse Roberto Robaina. O vereador pediu o apoio do vice-governador à iniciativa por sua experiencia na área. Quer com isso, também, reduzir as resistências dos partidos que estão rejeitando o projeto. Luciana Genro se somou ao apoio a este projeto para a Capital e pediu que seja estendido para todo o Estado. O encaminhamento da reunião foi a construção de uma agenda que começa com um encontro entre Ranolfo Vieira Júnior e os representantes dos trabalhadores dos aplicativos, que será agendada por intermédio do vereador e da deputada.
“Essa é a principal demanda da categoria e eles gostariam muito de uma audiência com o senhor”, disse Robaina a Ranolfo. O vice governador se comprometeu em receber as lideranças dos motoristas de aplicativos.
A deputada Luciana Genro ainda apresentou ao vice-governador os dez projetos de lei protocolados por ela que tratam de segurança pública. “Nós fazemos oposição ao governo, mas isso não impede o diálogo sobre propostas concretas” disse a parlamentar.