Luciana Genro visitou em abril o Hospital de Charqueadas, constatando precariedades e propondo audiência pública na cidade para debater possíveis melhorias
Luciana Genro visitou em abril o Hospital de Charqueadas, constatando precariedades e propondo audiência pública na cidade para debater possíveis melhorias

| Assembleia Legislativa

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para o Hospital de Charqueadas – Associação Hospitalar Vila Nova, com o objetivo de contribuir para o custeio das atividades assistenciais prestadas à população. A instituição é filantrópica e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A destinação da emenda atende a uma solicitação da direção do hospital, que enfrenta uma grave crise financeira. Segundo o diretor executivo, Luiz Carlos Rocha Júnior, a unidade opera atualmente com um déficit mensal, resultado da defasagem da tabela do SUS, do aumento dos custos de insumos e medicamentos após a pandemia da Covid-19 e dos impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Mesmo diante das dificuldades, o Hospital de Charqueadas mantém atendimento gratuito e ininterrupto, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. “A emenda será fundamental para ajudar a equilibrar as contas da instituição e garantir a continuidade dos serviços prestados à população”, destacou o diretor.

A destinação do recurso também dialoga com a visita realizada por Luciana Genro ao hospital em abril deste ano, quando a deputada esteve na instituição acompanhada de representantes do PSOL no município, incluindo o presidente municipal, Fabiano Machado. Na ocasião, a direção apresentou as demandas do hospital, que além de atender a população local, é responsável pelo atendimento de cerca de 9 mil detentos do sistema prisional de Charqueadas.

Durante a visita, os gestores alertaram para a insuficiência dos repasses do governo estadual para o atendimento da população carcerária. Atualmente, segundo a direção, são destinados apenas R$ 2 por preso ao ano para a compra de medicamentos.

Para a deputada, o hospital tem um papel estratégico no sistema de saúde da região. “É inaceitável que uma instituição fundamental como o Hospital Vila Nova esteja enfrentando tamanha dificuldade financeira. A minha emenda busca ajudar, mas é também uma forma simbólica de cobrar que o governo reveja os valores investidos e reconheça o hospital como peça-chave para desafogar o sistema de exames e procedimentos do Estado”, afirmou Luciana Genro.

O diálogo entre o mandato e o hospital foi articulado pelo PSOL Charqueadas, por meio de Márcio Ubirajara Caldeira Rosa, que acompanhou as tratativas e reforçou a importância da emenda para a manutenção dos serviços. “Essa emenda é resultado da escuta das necessidades locais e do compromisso do PSOL com a saúde pública e com Charqueadas”, destacou.

No ano passado, Luciana Genro já havia destinado valores para Charqueadas, garantindo a reforma da pracinha da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Ramiro Fortes Barcelos. Os brinquedos já foram adquiridos, permitindo que as crianças tenham um espaço seguro para brincar.