A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) destinou R$100 mil em emenda parlamentar para fortalecer o projeto “Gastronomia Solidária – Mulheres que Transformam”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade (SEMPPMULHER) de Bagé.
A parlamentar destacou a importância de iniciativas que unam acolhimento e independência financeira. “Investir na autonomia econômica das mulheres é também investir em proteção. Projetos como este contribuem diretamente para romper ciclos de violência e garantir que cada mulher tenha condições reais de reconstruir sua vida com dignidade,” disse.
O recurso será utilizado para formação, oficinas e aquisição de materiais, ampliando a capacidade do projeto de promover autonomia econômica e criar novas oportunidades para mulheres da cidade, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade ou que enfrentam o ciclo da violência.
A execução ficará a cargo da SEMPPMULHER, sob responsabilidade da secretária Patrícia Alves, que coordena políticas dedicadas à prevenção da violência, ao acolhimento e ao fortalecimento dos direitos humanos das mulheres. Com o fortalecimento deste projeto, Bagé avança na construção de uma rede de apoio que oferece, além de acolhimento, condições concretas para que mais mulheres construam caminhos seguros, independentes e dignos.
Na Assembleia Legislativa, Luciana Genro tem se destacado como a parlamentar que mais direciona recursos para políticas de proteção e cuidado das mulheres, especialmente aquelas que enfrentam situações de violência. Já são mais de R$ 2 milhões destinados a essa agenda, alcançando diversas regiões do estado.
Bagé está entre os municípios contemplados, assim como outros que utilizaram as emendas para fortalecer centros de referência, delegacias especializadas e serviços hospitalares e políticas públicas direcionadas, garantindo desde ações culturais até a criação de protocolos que melhoram a qualidade do atendimento às mulheres.