Dimensões site LG (6)
Dimensões site LG (6)

| Educação | Interior | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) solicitou ao prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, a alteração do nome da Escola Pública de Música “Yamandu Costa”. O pedido, feito via ofício, foi motivado por manifestações do CMP Sindicato – Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo e da comunidade escolar, que defendem que a atual denominação fere a legislação federal e não reflete os valores da educação pública.

“Uma escola pública não pode carregar o nome de alguém envolvido em denúncias graves de assédio. Isso fere a lei, mas fere, sobretudo, os princípios que devem orientar a educação: respeito, igualdade e segurança para todas as pessoas.” pontuou.

Em consonância com o movimento da comunidade escolar, o ofício propõe que a instituição passe a se chamar “Escola Pública de Música Djanira Ribeiro”, em homenagem à educadora, sambista e liderança do movimento negro passo-fundense, cuja trajetória representa luta, cultura e compromisso social.

“É fundamental que as instituições públicas carreguem nomes que representem valores de respeito, dignidade e justiça social. A escolha de Djanira Ribeiro como referência é um gesto de reparação simbólica e de valorização da história do povo negro de Passo Fundo”, destacou Luciana Genro.

As recentes denúncias de assédio e abuso envolvendo o músico homenageado, por parte de uma ex-namorada, tornam a manutenção do nome incompatível com o papel ético e formador da escola, aponta Luciana Genro

A deputada ainda ressalta que a escolha do nome atual foi feita sem consulta popular, o que gerou questionamentos desde a inauguração da escola. Além disso, a Lei Federal nº 6.454/1977 proíbe o uso do nome de pessoas vivas em bens e serviços públicos.

Confira o ofício na íntegra: