| Antirracismo | Matriz Africana

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e seu assessor Cebola de Oxalá estiveram presentes neste domingo (5) no templo Reino dos Orixás, localizado no bairro Sarandi, para oficializar a filiação de Pai Jonas de Ibejis ao PSOL. O ato simboliza o fortalecimento da luta contra a intolerância religiosa na região metropolitana de Porto Alegre.

“Fico extremamente feliz em contar com o Pai Jonas. Sua trajetória de mais de quatro décadas de luta e resistência é um exemplo de coragem e compromisso com a preservação das tradições de matriz africana”, afirmou a parlamentar, destacando a importância da união com o povo de terreiro para fortalecer o combate ao preconceito e à intolerância.

Pai Jonas de Ibeji, com 43 anos de dedicação à religião e à frente do Reino dos Orixás, um terreiro com mais de 127 anos de história, tem uma trajetória marcada por seu engajamento com a comunidade de fé. Com filhos de santo espalhados por diversos bairros da capital, além de outras cidades e estados, Pai Jonas organiza a homenagem anual à Iemanjá, que reúne milhares de fiéis em uma procissão que percorre a região norte de Porto Alegre, todo 1º de fevereiro.

“É uma honra fazer parte de um partido comprometido com as pautas do povo de axé. A união entre a política e a fé é fundamental para que possamos continuar lutando por direitos iguais e pelo respeito à diversidade religiosa. Estou muito feliz e agradecido pela oportunidade de somar forças nesta luta”, declarou Pai Jonas, emocionado com o convite para integrar o PSOL e com a possibilidade de ampliar sua atuação na defesa dos direitos das religiões de matriz africana.

O encontro marcou também o início de uma série de ações que buscam combater a discriminação religiosa, promover a educação sobre as tradições afro-brasileiras e garantir a liberdade religiosa como um direito fundamental.