| Cachoeirinha

Ao ser procurada por moradores da cidade de Cachoeirinha, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou o prefeito da cidade, Cristian Wasen Rosa, sobre denúncias que vêm prejudicando o dia a dia da população. A primeira trata-se do suposto atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores responsáveis pelos serviços de limpeza pública na cidade. O valor, que deveria ter sido depositado na última sexta-feira, ainda não aparece na conta dos funcionários, que por sua vez paralisaram as atividades em protesto. A ação resultou no acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros.

O grupo lesado pela FG Soluções Ambientais, contratada pela Prefeitura para a execução do serviço no município, bloqueou o acesso à empresa por algumas horas. “Esse é mais um resultado das terceirizações que observamos em todo o Rio Grande do Sul: a precarização no atendimento à população, que cada vez mais fica desassistida em serviços básicos como a limpeza da cidade, e os constantes abusos cometidos contra os trabalhadores contratados, que, como compartilhado comigo, estão sem receber”, pontuou Luciana Genro.

Sendo assim, no documento enviado ao gestor municipal, a parlamentar questiona quais são as medidas de fiscalização adotadas para evitar que situações como essa se repitam e quais são as garantias concretas que a Prefeitura pode oferecer à população de que não haverá novas interrupções ou prejuízos na execução dos serviços de limpeza urbana em razão de falhas administrativas, bancárias ou contratuais. A deputada ainda solicitou o envio dos protocolos de acompanhamento regulares do Poder Municipal que asseguram o cumprimento das obrigações trabalhistas das empresas prestadoras de serviços.

Tratando-se ainda dos serviços prestados aos cachoeirenses, Luciana Genro questionou o prefeito sobre um grave acidente ocorrido na Rua Deputado Dorival Cândido da Silva, onde uma moradora caiu em um bueiro que se encontrava coberto de forma improvisada, resultando em sérios ferimentos e a necessidade de atendimento médico. As demandas chegaram ao gabinete a partir da articulação do presidente do PSOL Cachoeirinha Lucas Cardoso, que é assessor da deputada.

“Fui procurada por moradores do Bairro Parque Granja Esperança, que relataram não apenas o grave acidente ocorrido na região, mas também o total abandono das vias e calçadas por parte da Prefeitura. Essa negligência, como podemos ver, claramente coloca a população em risco e obriga os próprios moradores a improvisarem soluções para evitar tragédias maiores, como colocar galhos nos buracos para sinalizá-los. Essa tem sido, infelizmente, a ‘solução’ encontrada diante da falta de ação do poder público”, lamentou Luciana Genro.

Assim, a parlamentar solicitou que a Prefeitura informe quais providências serão adotadas para reparar e sinalizar o referido bueiro, bem como quais medidas vêm sendo tomadas para assegurar a manutenção preventiva e corretiva da rede de bueiros do município, de forma a evitar que novos acidentes aconteçam.