Dentre as diversas agendas que a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cumpriu na cidade de Passo Fundo na última semana, esteve uma visita ao Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos, único com atendimento 100% SUS e que é administrado pelo município. Na ocasião, a parlamentar se comprometeu a destinar emenda parlamentar de R$ 100 mil para a instituição. Atualmente o HBCS, conta com 32 leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e um posto de enfermagem. O Pronto-Atendimento funciona 24 horas, com serviço especializado para adultos e crianças.
“Fortalecer o SUS é uma das prioridades do nosso mandato. Sabemos da importância deste hospital para a população de Passo Fundo e de toda a região, por isso destinamos R$100 mil em emenda parlamentar para apoiar na melhoria dos serviços prestados. Esse investimento é um compromisso com a saúde pública, universal e de qualidade, que precisa ser defendida e ampliada todos os dias,” destacou a parlamentar. A emenda foi articulada pela assessora do mandato e presidente do PSOL Passo Fundo, Ingra Costa e Silva, em diálogo com a comunidade e trabalhadores da saúde.
O diretor do hospital Luis Schneiders, juntamente com Fabiane Medeiros e Matheus Schmeichel, apresentaram projetos de melhorias para o espaço e destacaram a importância deste atendimento para a comunidade de Passo Fundo, mas também da região. Representando o setor de Captação de Recursos, estiveram presentes Larissa Fagundes Valim e Alcenir Dalmago. “O recurso destinado pela deputada será fundamental para contemplarmos a crescente demanda e a maior complexidade dos atendimentos. Nosso compromisso é garantir um atendimento cada vez melhor à população”, pontuaram.
Com a ampliação de serviços e leitos, o hospital tem acompanhado a crescente demanda e a maior complexidade dos atendimentos. Em 2023, o Pronto Atendimento Adulto registrou uma média de 188 atendimentos diários (68.620 anuais). Em 2024, a média cresceu para 277 pacientes diários, refletindo maior complexidade nos casos atendidos, com aumento nos atendimentos de urgência (fichas amarelas).
A emenda irá compor o orçamento estadual de 2026 e ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa.