O Clube da Cultura, em Porto Alegre, se cobriu com as cores do arco-íris Na noite desta quarta-feira (10) para receber o lançamento da nova edição da cartilha “Não é só close, é luta – População LGBTQIAPN+ na luta por seus direitos”, do mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL). O material, construído coletivamente com integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, se propõe a ser mais uma ferramenta no combate ao preconceito no Rio Grande do Sul.
Para tal, a cartilha traz informações essenciais sobre como garantir direitos legais, acessar políticas públicas e formas de enfrentar a discriminação. Dentre os conteúdos da cartilha, estão explicações sobre cada uma das letras da sigla, com ilustrações representativas, um glossário de expressões e dicas de como não desrespeitar a comunidade.
“A luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ sempre foi parte fundamental da minha trajetória política. Esse é um dos compromissos que sempre carreguei comigo, tanto que fui uma das primeiras candidatas à presidência da república a defender a comunidade trans nos debates lá em 2014”, pontuou a deputada. “Depois do sucesso das edições anteriores, essa nova cartilha chega renovada e será distribuída em escolas, entidades e organizações sociais para fortalecer a defesa da diversidade e o respeito à liberdade de existir”, compartilhou.
O evento contou com a apresentação artística da drag Gaby Quadras, que interpretou uma música de protesto que chamou a atenção para os desafios vivenciados pela população trans. A vice-prefeita de Pelotas, Dani Brizolara (PSOL), esteve presente e destacou a importância do compromisso da deputada na luta contra a LGBTfobia e na construção de ferramentas para combater o preconceito.
“Nós precisamos, também, ter o comprometimento de sermos multiplicadores do que consta nessa cartilha. Porque é o trabalho coletivo, a luta coletiva, que vai nos ajudar a combater o retrocesso que tentam nos impor. E ainda, pensar com responsabilidade sobre o grande enfrentamento que teremos em 2026 e que pessoas como a Luciana devem estar ao nosso lado,” afirmou Dani Brizolara.
Representando a ONG Minha Criança Trans, Carize Muller relembrou o início do processo de transição da filha Milena e como a deputada está ao lado da população trans em tantas lutas, em especial quando a extrema direita ataca e busca criminalizar os corpos e a existência de tantas crianças e adolescentes.
Fábulo Rosa, Coordenador do Departamento de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, pontuou que Luciana Genro é um exemplo de pessoas que não são só discurso. “É quem de fato ajuda a população LGBTQIAPN+ com emendas, como já nos destinou diversas vezes a nível de governo: é para investir na pauta, ela vai lá e investe! Ela não é o tipo de pessoa que se aproveita da pauta, ela de fato entrega recursos, critica quando tem que criticar e, acima de tudo, está do nosso lado apoiando e incentivando,” agradeceu.
A luta pelas cotas trans na universidade e pelo fim da LGBTfobia, atrelada ao combate ao sistema capitalista, foi o ponto trazido pelo estudante e integrante do movimento Juntos, Matheus Fonseca, bem como pela dirigente do Diretório Acadêmico da Comunicação da UFRGS, Raika. Athos Souza, em nome da Liga de Homens Trans João W Nery, ressaltou que o combate à intolerância se dá através da informação como as que estão dispostas na cartilha.
Já o coordenador de saúde da população LGBTQIA+ da Prefeitura de Porto Alegre, Júlio Barros, destacou que no início dos atendimentos do Ambulatório Trans, a hormonização gratuita só foi possível graças a emendas da própria Luciana Genro, como também dos parlamentares do PSOL Fernanda Melchionna (deputada federal) e Roberto Robaina (vereador).
Através do seu mandato, Luciana Genro é autora de mais de 10 projetos de lei voltados à promoção da inclusão e combate à violência contra os LGBTQIAPN+. Dentre eles estão, a lei das cotas para pessoas trans e travestis em concursos públicos e na UERGS, assim como a criação do do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra LGBTQIAPN+. Nos últimos anos, Luciana Genro já destinou mais de R$1 milhão em emendas parlamentares voltadas à comunidade LGBTQIAPN+.
Interessados no recebimento do material podem entrar em contato pelo WhatsApp, através do número (51) 99265-0578. O envio é feito gratuitamente para todo o território do Rio Grande do Sul.
Confira os registros do evento:
