No próximo dia 14 de setembro (domingo), a Parada LGBTinga chega à sua quarta edição, consolidada como o maior evento LGBTQIAPN+ realizado nas periferias da região Sul do país. Promovido pela Casa Emancipa Restinga, pela ONG Casa Tulipa e a Estado Maior da Restinga, a celebração acontecerá na quadra da escola de samba, a partir das 16h, com entrada gratuita.
Nesta edição, o evento promete uma programação repleta de arte e resistência, com atrações culturais, como os shows das drags Scarlath Strauch, Gaby Quadras e Ivy De La Foxx, e musicais, com as performances da dupla XEQUEMATCHY, com mais uma apresentação da turnê “Adeus – O xeque mate final”, e DJ Cristian. Além deles, sobem ao palco Gelson Eduardo e Moon Kim. A condução do evento ficará a cargo de Cris Machado e Ray Bellos.
Historicamente uma ferrenha defensora dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e uma das principais apoiadoras da parada, Luciana Genro estará presente na festa. “A Parada LGBTinga é, mais que uma celebração, é um ato de resistência. Através do evento mostramos a presença e o pertencimento das comunidades LGBTQIAPN+ nas periferias e as suas lutas por direitos, reunindo artistas, ativistas, apoiadores e lideranças comprometidas com uma Restinga e um Rio Grande do Sul mais justo e diverso”, celebrou a parlamentar. “A luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ sempre foi parte fundamental da minha trajetória política. Esse é um dos compromissos que sempre carreguei comigo, tanto que fui primeira candidata à presidência da república a defender a comunidade trans nos debates lá em 2014”, relembrou a deputada.
Durante o evento, será divulgada a nova edição da cartilha dos direitos LGBTQIAPN+, elaborada pelo mandato da deputada. O material se propõe a ser mais uma ferramenta no combate ao preconceito e à LGBTQIAPN+fobia no Rio Grande do Sul e, para tal, traz informações essenciais sobre como garantir direitos legais, acessar políticas públicas e formas de enfrentar a discriminação. Além de ser distribuída no local, a cartilha será enviada para escolas, entidades e movimentos sociais, contribuindo para a promoção do respeito à liberdade de existir e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Os interessados no recebimento do material podem entrar em contato pelo WhatsApp, através do número (51) 99265-0578, para o envio.
Atuação política na pauta:
Através do seu mandato, Luciana Genro é autora de mais de 10 projetos de lei voltados à promoção da inclusão e combate à violência contra os LGBTQIAPN+. Dentre eles, estão a lei das cotas para pessoas trans e travestis em concursos públicos, a criação do do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra LGBTQIAPN+ e o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero, que reconhece e estimula boas práticas de inclusão no mercado de trabalho.
Ao longo dos seus mandatos, Luciana Genro também já destinou mais de R$1 milhão em emendas parlamentares voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. No ano passado, por exemplo, atendendo ao pedido do Departamento de Diversidade Sexual do Rio Grande do Sul, através de uma de suas emendas, a deputada viabilizou a compra de um veículo para o deslocamento dos membros do órgão. Neste ano, o veículo percorreu o estado para promover as eleições das chapas de representação municipal da 4ª Conferência Estadual dos Direitos LGBTQIA+.
