Juliano Ferrer visitou o gabinete da deputada Luciana Genro.
Juliano Ferrer visitou o gabinete da deputada Luciana Genro.

| Antirracismo

O Grêmio, um dos maiores times de futebol do Rio Grande do Sul, vem intensificando suas ações de combate ao racismo e a todo tipo de preconceito a partir do projeto Clube de Todos. A deputada Luciana Genro (PSOL), autora da Lei Vini Jr. no Rio Grande do Sul, recebeu em seu gabinete o coordenador da campanha, Juliano Ferrer, para somar forças na luta contra a discriminação no futebol e em todos os espaços.

Conforme relatado por Juliano, o projeto realiza capacitações internas de funcionários, de jogadores profissionais e de base, voltadas ao combate ao racismo e à xenofobia. “Temos muitos jogadores vindos de outros países da América Latina e muitos jogadores negros. Reforçamos que nenhum tipo de preconceito é aceitável dentro do Grêmio e que se eles forem vítimas de qualquer episódio desse tipo, podem e devem denunciar”, garantiu.

Ainda, o Clube de Todos realiza palestras em escolas particulares, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial, conscientizando sobre o combate ao racismo, machismo e LGBTfobia. Parte dessa campanha também é o mascote Flecha Negra, que representa o ex-jogador Tarciso Flecha Negra, falecido em 2018, que jogou 13 anos no Grêmio, e a inauguração de um busto de Lupicínio Rodrigues, torcedor e criador do hino do time.

“O Grêmio está empenhado em uma campanha antirracista, o que é muito importante no futebol e em todos os lugares. O time vem também reforçando a aplicação da Lei Vini Jr., o que é fundamental, porque precisamos da parceria dos times para que a legislação seja efetivamente executada”, afirmou Luciana Genro.

A Lei Vini Jr., sancionada em 2024 a partir de um projeto de lei da deputada Luciana Genro, prevê um protocolo de interrupção das partidas quando há episódios de racismo ou discriminação durante os jogos. A parlamentar também é autora da proposta que estabelece o dia 15 de março como Dia Estadual do Futebol Feminino.

O combate ao machismo, ao assédio e à violência contra a mulher também são uma parte importante do projeto Clube de Todos. Dentre as figuras históricas do Grêmio, está Marianita Nascimento, que nos anos 1980 foi a capitã do primeiro time Gurias Gremistas, tornou-se a primeira mulher na calçada da fama do Grêmio e, hoje, é a diretora do departamento feminino do clube.