| Canoas | Educação | Notícias

Um problema antigo que preocupava a comunidade da Escola Estadual Cônego José Leão Hartmann, no bairro Guajuviras, em Canoas, foi finalmente resolvido após a cobrança da deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Em maio, a parlamentar encaminhou um ofício à Secretaria Estadual da Educação cobrando providências diante da falta de manutenção no pátio da escola. A situação colocava em risco a segurança dos estudantes, e, após a cobrança, o serviço de roçada foi realizado.

“A situação vinha se arrastando há meses, com relatos de estudantes sendo expostos a riscos, inclusive picadas de animais peçonhentos! É fundamental que o Estado assuma sua responsabilidade e garanta condições básicas nas escolas públicas, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Não podemos depender da sorte ou da insistência da comunidade para resolver questões tão simples e urgentes”, afirmou.

A justificativa até então apresentada à comunidade era a falta de recursos para a execução do serviço, o que a deputada considerou inaceitável diante da importância da escola, única da região a oferecer ensino integral nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em resposta ao ofício enviado por Luciana Genro, a Secretaria informou que o serviço de limpeza já foi concluído e que o atraso ocorreu por dificuldades no agendamento com o prestador.

A resposta oficial ainda confirmou ainda que a escola não integra um programa permanente de manutenção e que tem autonomia para gerir seus próprios recursos, o que levanta preocupações sobre a recorrência desse tipo de problema em escolas de maior vulnerabilidade.

Mandato comprometido com os canoenses

Nos últimos anos, Luciana Genro tem intensificado sua atuação em Canoas. As demandas envolvem questões de mobilidade urbana, saneamento básico, saúde pública, educação e cultura. Através de emendas parlamentares, seu mandato ainda destinou milhares de reais para melhorar os serviços oferecidos à população.

A deputada oficiou a Prefeitura sobre os alagamentos recorrentes nos bairros Guajuviras, Niterói e no Beco do Dirceu, e acionou o Ministério Público diante da falta de transparência nas obras do cinturão de diques. Também exigiu providências para resolver o esgoto a céu aberto na Rua Curumim, no bairro Estância Velha e pediu providências à Corsan sobre vazamento de água potável no bairro Marechal Rondon.

No campo da saúde, denunciou a precariedade da UBS Mathias Velho, participou do abraço simbólico pela reabertura do Hospital de Pronto Socorro e se posicionou ao lado dos trabalhadores contra a extinção da Fundação Municipal de Saúde. Tem acompanhado a situação das escolas do bairro Mathias Velho e cobrado celeridade nas reformas. Além disso, questionou a Prefeitura sobre o impasse no pagamento da emenda destinada ao Carnaval. Essas ações refletem o compromisso do mandato com a fiscalização ativa e a defesa dos direitos da população canoense.