| Educação | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) dedicará sua fala no Grande Expediente da Assembleia Legislativa à celebração dos 24 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A homenagem acontecerá no próximo dia 9 de julho, a partir das 14h, e terá como objetivo dar visibilidade à trajetória de mais de duas décadas de relevância social da universidade. A solenidade irá destacar o papel fundamental da UERGS na democratização do acesso ao ensino superior no estado, especialmente no interior, e reafirmará, mais uma vez, o compromisso da parlamentar com a valorização da educação pública.

Criada em 2001, a UERGS possui unidades em diversas regiões do estado e, sendo gratuita, tem sido essencial para garantir oportunidades educacionais a jovens de baixa renda. “Celebrar os 24 anos da UERGS é reconhecer o esforço de toda a sua comunidade acadêmica, dos seus estudantes, professores e técnicos, que, mesmo diante das dificuldades orçamentárias e estruturais, seguem construindo uma universidade comprometida com a transformação social. A UERGS é um símbolo de resistência e a sua existência deve ser, além de celebrada, defendida”, afirmou Luciana Genro. Durante seu pronunciamento, a deputada deverá abordar os desafios enfrentados pela instituição, como o histórico de falta de investimentos por parte dos últimos governos e a negligência do atual governo estadual. 

Após as enchentes que assolaram todo o Rio Grande do Sul, os desafios da universidade ficaram ainda maiores. A UERGS sofreu perdas significativas, como a destruição de 40% do acervo da biblioteca e, hoje, são necessárias diversas reformas nas unidades atingidas. A escassez de professores e servidores técnico-administrativos permanece como um problema estrutural, com um déficit no quadro funcional que compromete o pleno funcionamento da instituição. Sendo essa a situação atual, Luciana defenderá uma maior autonomia da instituição, maiores investimentos e políticas públicas que fortaleçam a estrutura da universidade e ampliem sua capacidade de atuação.

Na tentativa de reverter esse cenário, a deputada tem atuado de forma contínua em defesa da UERGS, com iniciativas voltadas à inclusão, ao fortalecimento da infraestrutura e à garantia de recursos. Recentemente, a deputada destinou uma das suas emendas parlamentares, no valor de R$100 mil, para a instituição. O investimento já foi aplicado em 17 projetos de extensão que oferecem bolsas a estudantes em diferentes regiões do estado. 

Outro exemplo concreto de apoio foi a destinação de uma emenda de R$ 50 mil ao campus de Santana do Livramento, voltada para ações de ensino, extensão e melhoria da infraestrutura local. Entre os destaques da atuação de Luciana Genro em prol da universidade, está o projeto de lei de sua autoria que propõe a criação de cotas para pessoas trans na universidade, avançando o debate sobre justiça social e acesso universal ao ensino superior. A deputada também promoveu uma audiência pública na Comissão de Educação para denunciar as condições precárias dos campus e cobrar investimentos, concursos e autonomia universitária.

O evento contará com a presença de representantes da Reitoria, docentes, estudantes e ex-alunos da universidade, que estarão no Plenário para marcar a data e reforçar a importância da UERGS para suas comunidades. Luciana Genro já antecipou que encerrará sua homenagem reafirmando o compromisso de seu mandato com a educação pública, gratuita e de qualidade. “Estaremos na tribuna para fortalecer essa luta e exigir mais apoio à universidade que o povo gaúcho tanto precisa”, finalizou.