Fotos: Divulgação / SindProfNH e Marcelo Oliveira / ALRS
Fotos: Divulgação / SindProfNH e Marcelo Oliveira / ALRS

| Educação | Notícias | Novo Hamburgo | Região Metropolitana

A deputada estadual Luciana Genro(PSOL) enviou ofício ao prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, questionando a ausência de um posicionamento oficial ou resposta relacionada ao pagamento e/ou negociação do dissídio dos professores da rede municipal de ensino deste ano. As negociações tradicionalmente ocorrem no mês de abril. Além disso, circulam notícias na imprensa local de que, a partir do mês de agosto de 2025, a administração municipal poderia não conseguir honrar com o pagamento em dia dos salários da categoria. 

“O silêncio da prefeitura de Novo Hamburgo sobre o dissídio dos professores é preocupante. Abril passou sem nenhuma resposta e agora surgem notícias perturbadoras sobre possíveis atrasos salariais a partir do mês de agosto. Os educadores merecem valorização, não descaso. Cobramos explicações imediatas do município”, afirmou Luciana Genro. 

Diante da gravidade do cenário descrito pelos educadores, corroborado pelas notícias veiculadas na mídia, a deputada solicitou esclarecimentos, nos termos da Lei de Acesso à Informação, sobre os motivos que impossibilitaram qualquer encaminhamento ou avanço sobre essa pauta e ainda se a administração municipal confirma a possibilidade de atrasos nos pagamentos dos educadores. Se confirmada a informação, Luciana Genro questiona quais são os fatores apontados pela administração como possíveis causas para a alegada dificuldade de cumprimento da folha de pagamento e quais são as medidas que estão sendo adotadas para garantir a negociação adequada do dissídio e, principalmente, assegurar o pagamento pontual dos salários. 

O documento ainda reafirma o compromisso da deputada com a valorização do magistério e com a garantia de condições adequadas de trabalho para os professores da rede municipal. Luciana Genro também se colocou à disposição para contribuir, dentro das possibilidades institucionais, na busca de soluções para os problemas apontados pela categoria.