Procurada pela comunidade da Escola Estadual Júlio de Castilhos, em Santana do Livramento, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) acerca da falta de monitores para estudantes com autismo e a ausência do fornecimento de uniformes. No documento direcionado à secretária Raquel Teixeira, a parlamentar cobra que providências sejam tomadas por parte do governo.
Segundo os relatos recebidos pela deputada, as turmas de anos iniciais da escola contam com alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitam de apoio individualizado para garantir seu pleno desenvolvimento educacional. No entanto, não contariam até o momento com monitores para atendê-los.
“Os monitores são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e jovens com autismo, além de serem um direito destes estudantes. Eles garantem uma atenção individualizada, fazendo com que as professoras não fiquem sobrecarregadas. Então, é muito importante que esse direito seja cumprido na rede pública de educação”, afirma Luciana Genro.
A deputada indaga se há previsão para a designação de monitores para essa escola, em que haveria dois alunos autistas em uma das turmas de primeiro ano, e qual o prazo para tal. Se não houver previsão de colocação de monitores, Luciana Genro questiona quais os fundamentos para justificar a sua ausência.
Ainda, também foi relatado que essas mesmas turmas ainda não receberam os uniformes escolares enviados pelo governo estadual, diferentemente das demais turmas da escola. Portanto, a parlamentar questiona se há previsão de regularização da entrega dos uniformes e os motivos para o atraso.