Foto: CBM-RS/Divulgação
Foto: CBM-RS/Divulgação

| Segurança Pública

Diante de uma emergência que exige a atuação do Corpo de Bombeiros, a população brasileira sabe que deve discar 193. No entanto, a pedido da deputada Luciana Genro (PSOL), a corporação informou que, em um período de 60 dias, em quase metade deles – 25 dias – houve interrupções do serviço em alguma cidade gaúcha. Ao todo, foram 40 cidades afetadas em algum momento. O período abrangido é de 21 de dezembro de 2024 a 19 de fevereiro de 2025.

Segundo os dados, a região mais afetada foi a Serra Gaúcha, com um total de 18 dias dentre as diversas cidades. Em seguida, o Litoral Norte aparece com 11 dias. Dentre as cidades, Veranópolis e Cidreira sofreram com problemas no serviço por quatro dias cada uma, enquanto em Canela foram três dias.

“É uma situação muito grave, porque os números de emergência são amplamente divulgados e utilizados pela população. Então, quando estes telefones não funcionam, as pessoas se sentem desamparadas e podem não saber para onde recorrer diante de uma situação urgente. Estes dados são importantes e esperamos que também contribuam para que o Corpo de Bombeiros avalie os problemas ocorridos”, apontou Luciana Genro.

Segundo o informado, o dia mais afetado foi 13 de janeiro, com 13 cidades sem o funcionamento do telefone, incluindo cidades populosas como São Leopoldo, Passo Fundo e Bento Gonçalves. No dia 28 de janeiro, por sua vez, foram 9 cidades, sendo que 6 delas situadas no litoral, área densamente povoada no verão (Torres, Cidreira, Terra de Areia, Capão da Canoa, Osório e Tramandaí).

O pedido foi feito por solicitação da Abergs, entidade que representa os bombeiros. A corporação explicou, na resposta, que apenas consegue computar as datas, e não as horas, o que não significa que tenha havido interrupção durante o dia inteiro.

O Corpo de Bombeiros justifica que havia problemas apresentados nas linhas utilizadas e, por isso, foram realizadas desde 2024 reuniões com a operadora OI e com a Secretaria de Segurança Pública em busca de solução para as descontinuidades. Atualmente afirmam que todas as linhas analógicas encontram-se já migradas ou em processo de migração para a tecnologia digital VOIP (plataforma UC4X), o que vem solucionando as interrupções no funcionamento.