| Educação | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) irá levar à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS a situação alarmante enfrentada pelos trabalhadores e trabalhadoras do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP). A iniciativa veio após reunião com o professor Evandro Rosso, representante do Sindicato dos Professores (Sinpro-RS) na região.

Segundo Rosso, os docentes da URCAMP têm convivido com constantes atrasos no pagamento do 13º salário e parcelamento dos vencimentos, em um cenário que se arrasta há anos e afeta diretamente a qualidade de vida de quem mantém viva uma das instituições mais importantes do interior gaúcho, que tem caráter comunitário e filantrópico.

“Os trabalhadores da educação estão sendo desrespeitados por uma gestão que não garante o mínimo: salário digno e em dia. Vamos cobrar que a Comissão de Educação acompanhe de perto essa situação e pressione por soluções”, afirmou a parlamentar.

Com quase 70 anos de história, a URCAMP atua como centro formador em 21 municípios da região da Campanha e Fronteira Oeste do RS, por meio de seus campi em Bagé (sede), Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. Além do ensino superior presencial e a distância, mantém escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, como o tradicional Colégio Raymundo Carvalho.

“A comunidade acadêmica da URCAMP merece respeito, e isso começa pelo pagamento em dia e pelo fim da insegurança financeira que os trabalhadores enfrentam mês após mês. É uma situação insustentável, agravada pelo descumprimento de acordos jurídicos firmados com o sindicato. Isso demonstra o desrespeito da gestão com quem mantém a instituição viva,” destacou o sindicalista.

Luciana Genro solicitará espaço nos assuntos gerais da Comissão de Educação para tratar do tema e reforçará o pedido de acompanhamento institucional sobre a situação da URCAMP, em defesa dos educadores e da educação pública e comunitária de qualidade.