A situação de abandono, com diversos imóveis deteriorados e inutilizáveis na colônia de férias do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), localizada na praia de Cidreira, no Litoral Norte, tem causado indignação entre os servidores do órgão. Os trabalhadores procuraram o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que cobrou do diretor-geral do DAER sobre o assunto.
No ofício, a parlamentar solicita informações sobre os motivos da descontinuidade da utilização das colônias de férias pelos servidores e questionando se há um plano para a recuperação e gestão dos imóveis. Um vídeo mostrando as condições insalubres do local também viralizou recentemente nas redes sociais.
“O descaso com esse patrimônio é inadmissível e é obrigação do DAER oferecer transparência sobre o que será feito com esses imóveis. Não podemos permitir que um espaço histórico e tão importante para os trabalhadores e suas famílias siga se deteriorando sem qualquer providência. Esperamos que o DAER apresente um plano concreto para de recuperação ou direcionamento da colônia de férias”, destacou a parlamentar.






Entre os questionamentos apresentados, a deputada cobra um levantamento atualizado sobre o estado estrutural dos imóveis e um custo estimado para sua recuperação. O Sindicato dos Servidores do DAER (SISDAER) já manifestou diversas vezes sua intenção de assumir a administração da colônia para realizar as devidas manutenções e permitir que os servidores voltem a usufruir desses espaços. No entanto, desde 2016, o diálogo com o DAER não tem avançado.
Confira o ofício na íntegra: