Viamão: Deputada Luciana Genro cobra Agergs sobre aumento de tarifas intermunicipais
Viamão: Deputada Luciana Genro cobra Agergs sobre aumento de tarifas intermunicipais

| Notícias

Estudantes da Unisinos procuraram a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) para denunciar a ausência de linhas de transporte público que atendam as cidades da região metropolitana e, em especial, que as liguem ao Campus São Leopoldo da universidade. A parlamentar cobrou da Metroplan que tome medidas para garantir que os estudantes tenham seu direito ao transporte público assegurado.

Segundo relatos, essa situação ocorre desde a pandemia, quando o serviço, que funcionava há mais de 30 anos e que ainda é essencial para grande parte dos universitários que não moram na cidade, foi suspenso. No período anterior, havia pelo menos cinco ou seis opções de ônibus que funcionavam no entorno, atendendo os trajetos da instituição até os municípios de Gravataí e Cachoeirinha.

Atualmente, segundo os alunos, não há mais nenhuma linha que atenda os itinerários. Fato que deixa uma centena de estudantes desassistidos, uma vez que precisam arcar com transportes particulares ou se colocarem em risco, percorrendo grandes distâncias até trechos que atendam a rota. O fim das linhas que atendem o campus da Unisinos em São Leopoldo não é apenas um problema de deslocamento, é um obstáculo para o acesso à educação. A ausência desse serviço básico prejudica centenas de alunos que podem, lamentavelmente, desistir do ensino superior. O transporte público é um direito fundamental, especialmente para os estudantes, que dependem desse serviço para construção de um futuro digno”, defendeu Luciana.

Por essa razão, considerando-se a importância do transporte público de qualidade e que atenda à população onde ela mais precisa, a deputada enviou ofício à Metroplan para solicitar quais as medidas que estão sendo tomadas para suprir essa demanda dos passageiros na região mencionada e quais são as linhas que atendem o trecho. Em caso de resposta negativa, pede que a empresa apresente as justificativas que embasaram a extinção das linhas mencionadas, e quais são os possíveis protocolos e ações que devem ser implementados para reverter essa ausência de serviço essencial aos estudantes.