Procurada por policiais militares mulheres, a deputada Luciana Genro (PSOL) oficiou o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, sobre os novos coletes distribuídos à corporação. Segundo os relatos, os coletes distribuídos são de modelo unissex, o que tem gerado desconforto e comprometido a segurança das brigadianas, pois para muitas, mesmo os coletes tamanho “P” ficam grandes, desconfortáveis e mal ajustados para o uso adequado.
“Os coletes à prova de balas são essenciais para a segurança dos brigadianos, mas eles precisam cumprir seu papel integralmente. Um colete que esteja grande não irá proteger as policias da maneira como deveria, então essa é uma questão muito grave, que as coloca em risco durante o exercício da sua profissão”, aponta Luciana Genro.
Diante do exposto, a parlamentar solicita que o Comando informe se está ciente da demanda e quais medidas já foram ou poderão ser tomadas para solucioná-la. Caso contrário, reforça a necessidade de providências urgentes para a distribuição de coletes que atendam às especificidades das brigadianas, considerando uma numeração adequada, que proporcione conforto, mobilidade e segurança.
Luciana Genro vem acompanhando diversas demandas relacionadas à Brigada Militar, como casos de assédio moral, perseguições, falta de atendimento qualificado em saúde mental, problemas com o CTSP e cobranças relacionadas a nomeações e condições de trabalho. A deputada já se reuniu com o Comandante-Geral duas vezes, além de ter destinado verbas de emendas parlamentares para a temática da saúde mental dos policiais militares.