| Direitos Trabalhistas

Luciana Genro, fundadora do PSOL, tem sua trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores. Como deputada estadual, é uma aliada das lutas sindicais e mobilizações no Rio Grande do Sul. Atua pelo fim da escala 6×1 e pela valorização dos servidores públicos, denunciando desmontes, arrocho salarial e condições precárias.

Após as enchentes que desabrigaram milhares no estado, Luciana cobrou do Banrisul a prorrogação de empréstimos consignados sem aumento de parcelas. Questionou ainda melhorias nas carreiras de servidores da saúde e apoiou os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação, propondo o PL 52/2024, que amplia o cadastro reserva.

No combate à precarização, aprovou a Lei 16.077/2023, que exige fiscalização rigorosa das empresas terceirizadas contratadas pelo estado, garantindo direitos básicos. Esteve presente em greves de trabalhadores terceirizados da REFAP, apoiando demandas por equiparação salarial e melhores benefícios.

A deputada tem histórico de luta pela saúde pública, como a aprovação do piso da enfermagem. Esteve presente nas mobilizações e cobrou cumprimento de promessas de melhorias nas condições de trabalho no GHC e também esteve ao lado na luta e na conquista pelas 180h para as higienizadoras do GHC, uma luta de anos.

Durante a crise climática, Luciana e Roberto Robaina denunciaram demissões em massa na Fraport, levando o caso ao Ministério Regional do Trabalho.

Como coordenadora da Frente Parlamentar contra a privatização da Trensurb, Luciana defende a retirada da empresa do Plano Nacional de Desestatização e melhores condições para os trabalhadores, atuando junto ao Sindimetrô-RS. Também cobrou a reabertura dos terminais afetados pelas enchentes.

Luciana segue firme na valorização da classe trabalhadora, fortalecendo sindicatos, promovendo leis e defendendo direitos básicos.