| Educação

Uma das prioridades do mandato da deputada Luciana Genro é a educação. A parlamentar está sempre à disposição para ouvir as demandas, relatos e denúncias de professores, alunos, pais e mães. Em todos os seus mandatos, tem lutado em diversas frentes para melhorar a educação no RS, e na legislatura atual não tem sido diferente. Em 2024, a deputada enviou R$300 mil em emendas parlamentares para escolas gaúchas. 

Luciana Genro vem acompanhando a reconstrução das escolas afetadas pelas enchentes que atingiram o estado. A parlamentar também tem lutado lado a lado com o Cpers, através da companheira Neiva Lazzarotto, coordenadora do 39º Núcleo, contra o plano do governo Eduardo Leite de estabelecer parcerias público privadas em escolas estaduais. 

Luciana Genro fundou em 2011, no Rio Grande do Sul, junto com outros educadores, o Emancipa. Além de atuar em outras áreas, o eixo do Emancipa é a oferta de um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM para jovens e adultos de baixa renda.

A parlamentar é muito atuante em cobranças ao governo acerca de problemas em escolas públicas. Após receber relatos sobre diversos problemas organizacionais, de transporte escolar e estruturais referentes à Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, que atende mais de 300 estudantes em Caxias do Sul, cobrou providências por parte da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

A deputada também foi procurada por moradores de Passo Fundo para relatar a preocupação com a falta de professores nas escolas estaduais da cidade, e enviou um ofício para a Secretaria Estadual de Educação sobre o tema. Ainda, Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, também do PSOL, cobraram a Prefeitura de Porto Alegre a respeito do custo das vagas na educação infantil e do déficit que afeta milhares de crianças. No ano letivo de 2024, a fila de espera está em cerca de 7.500 crianças que não conseguem iniciar seus estudos.