A deputada Luciana Genro, ao longo de sua trajetória, sempre foi uma importante aliada na luta e nas conquistas dos direitos LGBTQIA+. Na Assembleia Legislativa, é uma das principais defensoras da comunidade, apresentando mais de 10 projetos de lei voltados para o tema, como o que determina a criação do Fundo Estadual para Enfrentamento à Violência contra LGBTs.
A parlamentar é autora da Lei nº 16.117/2024, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Semana da Diversidade de Cruz Alta, a ser comemorada na primeira semana de outubro. A Festa da Diversidade é um evento que ocorre há 15 anos no município e se destaca como um dos festivais mais prestigiados pela comunidade LGBT no estado.
Luciana Genro também apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o objetivo de assegurar às pessoas transexuais, travestis e não-binárias o reconhecimento do nome social na certidão de óbito e nos demais documentos a ela relacionados, independentemente de registro civil.
A proposta leva em conta que muitas pessoas transexuais, por diversos motivos, não realizam a retificação de nome nos seus documentos, mesmo que se identifiquem com um nome diferente do atribuído ao nascer.
A deputada cobrou da Prefeitura de Passo Fundo a respeito das más condições do Centro de Referência da Mulher e da População LGBTQIA+ da cidade e, para o ano de 2025, destinou emenda parlamentar para renovação do mobiliário e compra de equipamentos.
Luciana Genro foi responsável por destinar uma emenda parlamentar no valor de R$ 137 mil à Rede Estadual de Proteção LGBTQIA+, com o objetivo de viabilizar a aquisição de um veículo automotor pelo Departamento de Diversidade Sexual do estado, para servir de unidade móvel da rede de proteção LGBTQIA+, com intuito de oferecer, de forma itinerante, informações sobre direitos LGBTQIA+ e realizar mutirões de retificação de nome e gênero, dentre outras atividades relacionadas a pauta. Recentemente aconteceu a entrega do carro da diversidade.