| Animais | Direitos Animais | Notícias | Retrospectiva

Luciana Genro, deputada estadual pelo PSOL, vem se engajando fortemente na defesa dos direitos dos animais no Rio Grande do Sul, com ações legislativas e práticas que promovem o bem-estar animal. 

É autora da Lei Nº 15.366/2019, que proíbe fogos de artifício com ruído, protegendo animais e pessoas sensíveis ao som, como crianças com autismo. Além disso, instituiu a Semana de Conscientização sobre o uso de fogos no calendário oficial do estado.

Durante as enchentes, lançou um site para conectar abrigos e voluntários, em parceria com protetores da causa animal, garantindo apoio a centenas de animais resgatados. Se engajou em abrigos como o da escola Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre, e o Centro Humanístico Vida, na Zona Norte, entregando doações de ração e materiais, e cobrando mais veterinários do governo. 

Adotou a Lua, cadelinha vira-lata resgatada da enchente que se somou à sua família, junto com o Sol, a Guria e o Pastel, também cachorros, e com a Grimy e Lari, as gatinhas. 

Realizou uma audiência pública com dezenas de protetores e protetoras para tratar com o Governo acerca das iniciativas e políticas públicas voltadas aos direitos dos animais. 

Luciana Genro atuou diretamente em casos graves, como a interdição do Centro de Zoonoses de Viamão, após denúncias sobre condições precárias. Além disso, questionou a UFRGS sobre práticas confortáveis ​​de eutanásia e cobrou medidas contra surtos de doenças como a esporotricose em Cachoeirinha.

Em parceria com a ONG Cão da Guarda, liderada por Lúcia Helena da Luz, seu mandato elaborou um Manual de Proteção e Defesa Animal, um guia com informações sobre como denunciar os maus tratos e o abandono de animais no Rio Grande do Sul, distribuído em todo o estado. Para pedir o seu, mande whats para o número (51) 99265-0578.

Seu mandato reafirma o compromisso com o combate aos maus-tratos e a criação de uma sociedade mais justa para os animais.