| Educação | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo esclarecimentos sobre o processo de recondução de diretores nas escolas municipais. O mandato da parlamentar, através da sua assessora na cidade, Ingra Costa e Silva, recebeu a denúncia de possível descumprimento das regras determinantes no edital para o cargo de direção da Escola Municipal de Educação Infantil Rita Sirotsky.

“A gestão democrática nas escolas é fundamental para o avanço da educação, pois promove o respeito às decisões coletivas e prepara os estudantes para a vida em sociedade. Esse episódio levanta questões sobre transparência no processo de escolha de diretores, parecer retaliar posicionamentos políticos diferentes da atual administração”, destacou a deputada.

Apesar de não ter registrado candidatos para o pleito, a EMEI Rita Sirotsky teria encaminhado atas demonstrando o interesse da comunidade escolar em manter a direção atual. No entanto, diferentemente de outras escolas na mesma situação, o diretor não foi reconduzido ao cargo, contrariando o que havia sido aprovado pela comunidade e comunicado à Secretaria. Outra pessoa foi indicada diretora, por escolha da Secretaria de Educação, sem levar em conta a posição da comunidade escolar.

No ofício, Luciana Genro solicita informações fundamentadas sobre os critérios adotados no caso específico da EMEI Rita Sirotsky e em outras escolas que possam enfrentar o mesmo cenário. A Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo ainda não se manifestou sobre o pedido.