O Comitê Extraordinário de Acompanhamento da Reconstrução do Estado realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (12), para debater possíveis ações que a Assembleia Legislativa possa tomar após a tragédia que abalou o Rio Grande do Sul este ano. A deputada Luciana Genro (PSOL), que integra o Comitê, levou aos parlamentares a sugestão da contratação de uma avaliação independente da eficácia dos sistemas de alerta e dos protocolos de evacuação das zonas atingidas pelas enchentes.
“A proposta é que a Assembleia, com recursos próprios, contrate um estudo que contemple a situação das áreas que foram alagadas e aponte como deveriam ser os protocolos de alerta e evacuação. Essa seria uma contribuição bastante significativa no sentido de prevenção de novas catástrofes”, contribuiu Luciana Genro.
A deputada sugere que a contratação seja feita com recursos próprios da Assembleia, o que o presidente da Casa, deputado Adolfo Brito, se comprometeu a avaliar. Segundo a parlamentar, essa iniciativa mostraria para a sociedade que o Legislativo pode não apenas cobrar do Executivo, mas também contribuir diretamente para questões que dizem respeito ao interesse da população.
Luciana Genro também irá compor o grupo de trabalho que tratará do Auxílio Reconstrução do governo federal. Recentemente, foi divulgado que mais de 320 mil famílias não receberam o benefício, no valor de R$5.100, por problema na documentação. Os deputados irão dialogar com o governo para contribuir nessa questão e possibilitar o recebimento por parte de mais famílias que foram afetadas pela enchente.