O comando da Secretaria foi assumido pela cantora Negra Jaque, rapper de Porto Alegre, conhecida por ser uma das precursoras do movimento hip-hop na região.
O comando da Secretaria foi assumido pela cantora Negra Jaque, rapper de Porto Alegre, conhecida por ser uma das precursoras do movimento hip-hop na região.

| Antirracismo | Negritude

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu nessa quarta-feira (11) com a secretária do Hip Hop do RS, Jaqueline Pereira, mais conhecida como Negra Jaque. Em agosto de 2023, o Ministério Extraordinário da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul implementou a primeira Secretaria do Hip Hop do RS e do Brasil, que foi criada no âmbito federal, mas tem funcionamento estadual.

O comando da Secretaria foi assumido pela cantora Negra Jaque, rapper de Porto Alegre, conhecida por ser uma das precursoras do movimento hip-hop na região e por suas letras que destacam as experiências de mulheres negras. Criada no Morro da Cruz, a gaúcha é uma das precursoras do hip hop gaúcho, e possui forte atuação no movimento negro.

“A cultura do hip hop é muito forte no nosso estado e é muito importante para proporcionar oportunidades para a juventude. O hip hop entra em todos os territórios, combatendo a violência e a mortalidade da juventude, em especial a juventude negra”, pontuou Negra Jaque, que antes de assumir a secretaria, era mediadora do Museu da Cultura Hip Hop RS.

A secretaria visa articular políticas públicas, recursos, oportunidades e pontes para a rápida reconstrução e futuro da cultura do hip hop no Rio Grande do Sul, que tem tanta importância nas periferias, favelas, interior rural e metrópoles gaúchas.

“A secretaria é primeiro passo, é essencial ter um espaço institucional de pensar a política, elaborar projetos e organizar as demandas de quem vive o dia a dia do hip hop no Rio Grande do Sul e sabe o quão impactante é na vida de tanta gente”, destacou Luciana Genro.

A deputada se comprometeu em trabalhar em conjunto com a Secretaria do Hip Hop, auxiliando no que for possível. Um dos projetos da secretaria para o ano que vem é a potencialização do evento Semana do Hip Hop. Em 2019, Luciana Genro solicitou o apoio do governo do Estado para a realização da Semana Estadual do Hip Hop, iniciativa existente por lei há 10 anos, mas sem apoio do poder público para a sua realização. Ela se dispôs a articular uma emenda com a Secretaria do Hip Hop para a realização do evento em 2025.

Durante anos a parlamentar apoiou a luta pelo direito de posse e uso do espaço da Casa do Hip Hop Rubem Berta pelo coletivo Embolamento Cultural, que por fim foi conquistado no início deste ano. Em 2023, Luciana Genro concedeu a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa aos representantes da Casa do Hip Hop Rubem Berta e do Instituto Cultural Cohab é Só Rap.