A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurada por diversos setores do funcionalismo público gaúcho, que questionam uma eventual autorização do Ministério da Fazenda para antecipar os reajustes dos servidores públicos, aprovados em julho e setembro de 2024, para o mês de outubro deste ano.
A parlamentar enviou um ofício à Secretaria da Fazenda do Estado, questionando se já foi feito um pedido formal ao Ministério da Fazenda solicitando a autorização para a antecipação dos reajustes.
“Seria uma excelente ajuda para os servidores. Sabemos que muitas pessoas foram afetadas pelas enchentes de várias maneiras. Eles conquistaram o direito ao reajuste, e este é um momento em que a antecipação seria muito benéfica para diversas pessoas”, pontuou Luciana Genro.
O documento também busca esclarecer quando o pedido de autorização foi feito, caso já tenha sido encaminhado, e qual foi a resposta do Ministério. O reajuste dos servidores aprovado pela Assembleia Legislativa passaria a valer apenas em 2025, caso não haja autorização do Ministério.