Por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), será instalada na próxima quinta-feira (11/7) a Frente Parlamentar contra a privatização da Trensurb. A parlamentar tem sido atuante na luta contra a privatização da empresa e esteve presente na manifestação promovida pelo Sindimetrô-RS que lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb.
A empresa pública, em operação desde 1985, transportou aproximadamente 31 milhões de usuários apenas em 2023, o equivalente a uma média mensal de 2,6 milhões de passageiros. Em 2019, o governo da época incorporou a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ao Programa Nacional de Desestatização (PND), em resposta às recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
Em março de 2024, após muita luta dos servidores da Trensurb, o governo se comprometeu a retirar a empresa do PND, mas apesar das promessas, a retirada ainda não foi concretizada.
“É imprescindível a manutenção do controle público sobre o serviço. Estamos, também, na luta pela Tarifa Zero, porque o direito de ir e vir não pode estar condicionado ao poder aquisitivo. Assim como a saúde e a educação são públicas, o transporte também tem que ser público e gratuito e a Frente Parlamentar será fundamental para assegurar esse direito”, ressaltou a deputada.
A instalação da Frente acontecerá no dia 11 de julho, quinta-feira, às 16h, na sala Alberto Pasquilini.