A Prefeitura de Cachoeirinha levou até o abrigo uma gata fêmea que possui esporotricose.
A Prefeitura de Cachoeirinha levou até o abrigo uma gata fêmea que possui esporotricose.

| Animais

A deputada Luciana Genro (PSOL) esteve visitando o Abrigo Cachoeirinha, que tem sido responsável pela recuperação de diversos cães e gatos resgatados das enchentes. Recentemente, a Prefeitura de Cachoeirinha levou até o abrigo uma gata fêmea que possui esporotricose, uma zoonose que pode afetar cães, gatos e humanos, sendo mais comum a transmissão para humanos.

O abrigo, que é formado por voluntários, coordenado pela protetora de animais Rita Benites, com o apoio do presidente do PSOL Cachoeirinha, Lucas Cardoso, está lutando para conseguir recursos e tratar o animal, a Prefeitura não ofereceu sequer auxílio para o tratamento, sendo que zoonoses são uma responsabilidade do governo.

“É inaceitável que um animal doente, que representa um risco para outros animais e para humanos seja simplesmente largado em um abrigo e a Prefeitura não preste nenhum suporte”, pontuou Luciana Genro.

A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo do gênero Sporothrix, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira.

São cerca de 30 animais no local, incluindo uma cadela que teve filhotes recentemente, através de contribuições as protetoras e voluntárias têm realizado a recuperação desses cães, que chegaram em estado precário, com pulgas, sarna, desnutridos, dentre outros problemas. Infelizmente, a gata oferece um risco tanto para os cães quanto para as voluntárias, que estão tentando manter o animal o mais confortável possível.

A deputada Luciana Genro se comprometeu em cobrar a Prefeitura para que se responsabilize pelo tratamento do animal.