Foto: Celso Bender/ALRS
Foto: Celso Bender/ALRS

| Transporte público

Recentemente, a deputada Luciana Genro (PSOL) foi procurada por moradores da Região Metropolitana, principalmente de Cachoeirinha, que relataram diversos problemas com o transporte da cidade. De acordo com os moradores, a empresa Transcal estaria reduzindo cada vez mais os horários de atendimento do trecho Porto Alegre-Cachoeirinha.

A população informou que o último horário com saída de Porto Alegre e destino a Cachoeirinha seria às 20h40 e que três das quatro linhas encerram junto ao horário comercial ou poucos minutos depois das 18h, impossibilitando o trajeto do trabalho até a parada de ônibus.

“Essa situação é muito prejudicial aos trabalhadores e estudantes que não dispõem de flexibilidade para viajar mais cedo ou que não possuem condições financeiras de arcar com um meio alternativo de transporte. Estamos em um momento delicado no Estado, as pessoas precisam trabalhar”, pontuou Luciana Genro.

As informações disponibilizadas no site da empresa confirmam que os últimos horários realmente são próximos ou iguais ao horário comercial.

Essa não é a primeira vez que a deputada Luciana Genro precisa oficiar a Metroplan sobre problemas de horários com a empresa Transcal. Através do assessor do mandato e presidente do PSOL Cachoeirinha, Lucas Cardoso, a parlamentar já recebeu outras denúncias do tipo.

A deputada solicitou ao superintendente da Metroplan informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para suprir a demanda dos passageiros nessas linhas, qual a média diária de passageiros delas e se há previsão de aumento da grade de horários. O documento também busca entender qual a justificativa para finalizar a operação da maioria das linhas às 18h.