O mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) tem acompanhado a situação dos moradores do bairro Manoel Portela, em Passo Fundo, que enfrentam riscos e transtornos causados pela situação do local, que corre risco de deslizamento. Agora, com a situação de calamidade do estado, atingido por chuvas e enchentes, a situação no local piorou.
Há quase sete meses, 25 residências foram interditadas em razão dos riscos. Na época, a Prefeitura afirmou que realocaria os moradores, porém, isso não aconteceu, fazendo com que muitas pessoas retornassem para suas casas, em áreas de risco, por não encontrarem outras alternativas.
“O município de Passo Fundo foi reconhecido pela União como um daqueles em situação de emergência, fazendo jus, portanto, ao auxílio. No texto da medida, não há limitação temporal. Os moradores do Manoel Portela precisam desse recurso, há muitas pessoas sem condições financeiras de arcar com aluguel”, ressaltou Luciana Genro.
A Medida Provisória que instituiu o Apoio Financeiro destinado às famílias desalojadas ou desabrigadas nos municípios com estado de calamidade ou situação de emergência prevê que o objetivo do apoio é enfrentar a calamidade pública e as suas consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos.
A parlamentar oficiou a Prefeitura de Passo Fundo sugerindo que o município realize, com urgência, os trâmites necessários para habilitação dos moradores do Bairro Manoel Portela ao Auxílio Reconstrução, com objetivo de atender seus cidadãos afetados pelos eventos climáticos. A demanda foi trazida pela presidente do PSOL Passo Fundo e assessora do mandato, Ingra Costa e Silva, que mantém contato direto com as famílias.