A deputada Luciana Genro (PSOL) cobrou explicações da Metroplan após receber informações de que o setor responsável pelo Programa Passe Livre Estudantil intermunicipal não está funcionando desde o dia 06 de maio e, portanto, muitos estudantes estão desde o início do ano sem o benefício, aguardando a análise do seu pedido.
Segundo os relatos, também não está sendo emitido um passe livre provisório, conforme foi prometido em audiência pública realizada em abril. A audiência ocorreu na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o intuito de denunciar a demora na liberação do passe livre intermunicipal.
“É inaceitável que qualquer estudante fique fora da escola ou universidade por não ter os recursos para pagar uma passagem de ônibus, já que a educação é um direito básico, garantido a todos e esse problemas já são anteriores às enchentes. Muitos estudantes estão sendo lesados com essa demora”, destacou Luciana Genro.
Na audiência, foi garantido aos estudantes que a Metroplan iria lançar, ainda em abril, uma plataforma on-line que permitisse a renovação automática do direito ao passe livre intermunicipal dos estudantes, porém, até o momento isso não aconteceu.
A deputada oficiou o Diretor Superintendente da Metroplan em Porto Alegre, solicitando informações sobre a regularização do setor de passe livre.