Por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa irá realizar audiência pública sobre a situação dos animais resgatados após as enchentes e a construção de uma proposta que possa mitigar essa crise. As condições de trabalho dos voluntários e funcionários dos abrigos de animais também serão abordadas. A audiência ocorre na quinta-feira, 4 de julho, a partir das 16h no Espaço da Convergência.
Os animais também foram vítimas da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, e atualmente cerca de 15 mil deles vivem em abrigos em todo o estado após serem resgatados das enchentes. As pessoas que trabalham nestes locais, seja de forma voluntária ou remunerada, têm procurado a deputada Luciana Genro com demandas, denúncias e problemas que ocorrem nos abrigos.
O governo do estado havia anunciado um plano para promover a adoção dos animais por meio do pagamento de parcelas aos adotantes, mas após muitas críticas por parte de ONGs e protetores, agora retirou a proposta para analisar novas alternativas. “A questão dos animais é grave e precisa de soluções sérias, que sejam tomadas juntamente com pessoas comprometidas com essa causa. É preciso que haja uma nova proposta que realmente contemple quem mais entende do assunto. Nossa audiência vem nesse sentido. É preciso que haja uma nova proposta que realmente contemple o bem-estar dos animais”, aponta Luciana Genro.
Serão convidadas para a audiência as prefeituras de Porto Alegre e Canoas, as duas cidades que abrigam o maior número de animais, o governo do estado, ONGs de proteção animal, veterinários, voluntários e trabalhadores de abrigos. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da deputada Luciana Genro.
Luciana Genro também lançou um site voltado para os abrigos e ONGs, onde é possível se cadastrar e pedir ajuda com materiais, produtos e medicamentos. Voluntários que queiram ajudar ou fazer doações também podem preencher seus dados e, assim, será possível colocar em contato quem precisa de ajuda e quem quer ajudar. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com protetoras da causa animal. Acesse e conheça: https://www.abrigopetrs.com.br/.