O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2 – Adulto) de Cachoeirinha recebeu uma emenda parlamentar de R$ 100 mil, destinada pela deputada Luciana Genro (PSOL). A instituição atende adultos com transtornos graves e severos, oferecendo serviços de terapia ocupacional, terapia individual e em grupo, assistência social, além de contar com psicólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e enfermeiras.
“O CAPS é um serviço muito importante na cidade, atende toda a população adulta, e com essa emenda vamos fortalecer os atendimentos e acolhimentos em saúde mental em Cachoeirinha, um processo que vai ser ainda mais importante nesse momento em que tantas pessoas estão fragilizadas”, disse a deputada.
As trabalhadoras do CAPS estimam que a estrutura ofereça atendimento a cerca de 1.000 pacientes, sendo quatro atendimentos por turno, todos os dias. “Devido à tragédia pela qual o estado passa, os serviços voltados à saúde mental se tornam ainda mais essenciais. Então é muito positivo o recebimento da emenda nesse momento”, avalia Lucas Cardoso, presidente do PSOL Cachoeirinha.
A emenda foi aprovada em 2023, quando a Assembleia Legislativa votou o orçamento estadual para 2024. O Executivo estadual agilizou o envio das emendas aos hospitais e serviços de saúde devido à situação de calamidade.