O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurado por moradores de Passo Fundo para relatar a preocupação com a falta de professores nas escolas estaduais da cidade. De acordo com recente notícia, o déficit, que já foi constatado em anos anteriores, seria de cerca de 60 professores e poderá ser agravado em razão do novo ensino médio e das escolas em tempo integral.
A lacuna gira em torno de dois a três professores por escola, sendo que a rede estadual em Passo Fundo tem cerca de 17 mil alunos. “Essa situação vai afetar diretamente os milhares de alunos no município, que já vão iniciar o ano letivo nesta semana com dificuldades em sala de aula”, ressaltou Luciana Genro. A assessora Ingra Costa e Silva, representante do mandato em Passo Fundo, foi a responsável por trazer a demanda.
Apesar do Governo ter garantido que haverá reposição para atender a necessidade, nenhum cronograma ou planejamento concreto foi informado até o momento. Por isso, a deputada enviou um ofício para a Secretaria Estadual de Educação, solicitando que sejam informados quantos cargos vagos de professores há em Passo Fundo, indicando as especialidades.
O documento também busca descobrir se há previsão de chamamentos dos candidatos aprovados no último certame realizado pela Seduc e, se não houver, qual é o planejamento da Secretaria para convocar novos profissionais.