A deputada Luciana Genro (PSOL) representou a presidência da Assembleia Legislativa no painel “Racismo no Futebol: Prevenção e enfrentamento”, que reuniu autoridades e entidades relacionadas ao esporte. O evento ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa e foi promovido pela Frente Negra Gaúcha.
A parlamentar abordou seus dois projetos de lei relacionados ao combate ao racismo e a todas as discriminações no futebol. O PL 268/2023, apelidado de “Lei Vini Jr.”, é baseado em lei semelhante já aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria do deputado Professor Josemar, também do PSOL. A proposta prevê um protocolo para combater episódios de racismo que ocorram durante partidas de futebol.
Já o projeto 137/2023 institui a política estadual de combate ao racismo, à LGBTfobia e à violência contra as mulheres nos estádios e nas arenas esportivas do Estado do Rio Grande do Sul, a ser nomeada Política Estádio de Respeito.
“Grandes ídolos das torcidas são jogadores negros, e mesmo assim vemos tristes episódios de racismo. A grande repercussão dos eventos envolvendo o Vini Jr. acabaram colocando mais uma vez em pauta essa discussão aqui no Brasil”, apontou Luciana Genro.
O evento contou com uma mesa com o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, o vice-presidente de relacionamento social do Inter, Cauê Vieira, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, o diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, a professora de jornalismo esportivo da UFRGS, Sandra de Deus, e o jornalista Rodrigo Oliveira.
Luciana Genro entregou cópias dos textos de seus projetos de lei sobre o tema aos painelistas do evento, solicitando apoio para que sejam aprovados na Assembleia. Ambos os PLs aguardam parecer na Comissão de Constituição e Justiça.