A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurada pelos moradores da Região Metropolitana, principalmente de Cachoeirinha, que relataram diversos problemas com o transporte da cidade. A demanda chegou à parlamentar a partir do PSOL Cachoeirinha. Segundo a população, uma única linha está cobrindo um itinerário que deveria ser atendido por, pelo menos, três linhas diferentes. A parlamentar está questionando a Metroplan, fundação responsável por fiscalizar o transporte na Região Metropolitana, sobre os problemas relatados.
De acordo com os moradores, nos finais de semana e feriados, os usuários do bairro Interior 1 ficam sem transporte, já que a Transcal o substitui pelo Bairro Fátima no trajeto. Além do problema com as rotas, eles também relatam que os veículos são menores do que o necessário para atender a demanda, ainda mais com a escassez de horários. A situação tem sido extremamente prejudicial para os trabalhadores e estudantes que não dispõem de flexibilidade para viajar mais cedo ou que não possuem condições financeiras de arcar com um meio alternativo de transporte. “É inaceitável que a população seja impedida de ir trabalhar, estudar e se deslocar pela cidade por falta de um serviço de transporte de qualidade. Medidas precisam ser tomadas para que essa situação termine”, comentou a parlamentar.
Os usuários também reclamam de constantes problemas de atraso, já que não há uma reposição rápida quando um ônibus precisa sair de circulação. Também há a questão do aumento expressivo das tarifas, que claramente não condizem com a qualidade do serviço ofertado.
A deputada solicitou que a Metroplan informe quais medidas estão sendo tomadas para solucionar esses problemas, além de uma explicação sobre o aumento da passagem.