Por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), a Assembleia Legislativa gaúcha terá uma Frente em Defesa dos Servidores do Sistema Prisional. O ato de lançamento ocorre na quinta-feira, dia 30 de março, a partir das 16h, na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha (3º andar da Assembleia Legislativa).
Luciana Genro tem acompanhado diversas demandas por parte dos servidores da segurança pública em geral, e reconhece a importância daqueles que atuam dentro das casas prisionais. A Frente Parlamentar também será um instrumento na luta por um sistema penal inteiramente público, sendo contra a privatização dos presídios.
“Todos os servidores da segurança pública realizam um trabalho fundamental e, em geral, pouco valorizado. Queremos mais nomeações, para que não haja servidores sobrecarregados, e reconhecimento desse trabalho tão importante”, coloca a parlamentar.
De acordo com dados do Sindicato da Polícia Penal (SINDPPEN/RS, antes chamado de Amapergs), o Rio Grande do Sul tem cerca da metade do número de servidores recomendados para atuar no sistema penitenciário. Os trabalhadores têm se mobilizado para exigir chamamento de concursos, a regulamentação do cargo de policial penal e melhorias no plano de carreira.
Para o lançamento da Frente, estarão presentes associações de defesa dos servidores, a diretoria do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, a Comissão de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, entre outras autoridades.