A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) esteve nesta quinta-feira (16/02) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Natálio Schlain, no município de Cachoeirinha. O convite veio pela diretora Cíntia e estiveram presentes o presidente do PSOL de Cachoeirinha, Lucas Cardoso, e a integrante do Conselho de Educação do município, Jamily Aguiar.
A escola, localizada no bairro Vila Anair, em Cachoeirinha, está em situação de abandono desde 2021. De início, constatou-se problemas na fiação e, desde então, toda sua estrutura está comprometida e sem previsões de reformas.
Por conta do atraso no conserto da fiação elétrica, outros vários problemas se sucederam: portas estragadas, salas sem telhado, caliças de obras, banheiros quebrados, entre outros, são o cenário que se vê na escola atualmente. Os alunos da Natálio – forma que a comunidade chama a escola – estão provisoriamente em uma estrutura de escola particular, a cerca de 800 metros de distância.
“Eu sou uma diretora de duas escolas, basicamente. Atendo o cotidiano na escola que estamos provisoriamente, mas todos os problemas que têm aqui na escola, preciso correr para cá. A sorte é que temos vizinhos sempre atentos, que nos ligam e avisam se algo acontece”, destacou a diretora.
Roubos e furtos se tornaram comum nas dependências da escola, tendo em vista o abandono e a falta de segurança no entorno. “Eu ando muito frustrada, Luciana. A gente só escuta cobrança, ‘você tá aqui porque quer’, ‘você é diretora por que quer’. Será que eu vou terminar minha gestão sem ter uma escola?”, apelou Cíntia.
Lucas Cardoso, presidente do PSOL Cachoeirinha, destacou a falta de prioridade na educação por parte do poder público. “Faz anos que nós não inauguramos nenhuma escola nova aqui no município, sequer reformamos as escolas que já existem. Hoje em Cachoeirinha estamos com um déficit de 500 vagas para a educação infantil e ontem mesmo (15/02), uma escola de educação infantil foi interditada por conta da chuva. E a prefeitura?”, denunciou Lucas.
A secretária de educação do município, Isabel Fonseca, acompanhou o final da visita e informou à direção e aos convidados que o novo prefeito está se empenhando em solucionar o problema da Natálio o mais rápido possível.
Luciana se comprometeu em levar o assunto para a Assembleia Legislativa e de seguir denunciando a situação da Natálio, até que os alunos e equipe escolar consigam estar de volta às suas dependências, com segurança.
Veja mais fotos da estrutura da escola: