A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu, nesta segunda-feira (26/09), juntamente com a vereadora suplente de Porto Alegre, Aline Kerber, com a comissão de aprovados no concurso da Polícia Penal. O grupo busca a nomeação de todos os 3 mil aprovados no concurso realizado neste ano.
Luciana Genro já havia demonstrado seu apoio à luta da categoria, gravando um vídeo que foi postado no Instagram @aprovadospprsoficial. Antes, a deputada foi defensora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 291/21, que criou a Polícia Penal, aprovada em julho na Assembleia Legislativa.
Especialista em Segurança Pública, Aline Kerber também gravou um vídeo em apoio à luta dos aprovados. A nova categoria fica responsável pela vigilância, custódia e segurança de apenados e instituições penais no estado. Ela é composta por servidores chamados em concurso público e pela incorporação de agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Na maioria das unidades prisionais do RS, esse serviço é feito por agentes da Susepe. Já na Cadeia Pública de Porto Alegre, o antigo Presídio Central, essas atribuições são de responsabilidade da Brigada Militar (BM).
Os aprovados da Polícia Penal querem que o governo homologue o último concurso, para os cargos de Agente Penitenciário, Agente Penitenciário Administrativo e Técnico Superior Penitenciário, e inicie as nomeações, para que comecem a exercer as funções nos estabelecimentos prisionais, que hoje são exercidas por outros agentes de segurança.
Reassumindo dois estabelecimentos administrados há 26 anos de forma inconstitucional pela força-tarefa da Brigada Militar será possível devolver mais de 700 policiais militares para sua atividade fim.