A Justiça Eleitoral atendeu ao pedido feito pelas deputadas do PSOL Luciana Genro e Fernanda Melchionna e determinou que seja retirado um outdoor com propaganda eleitoral ilegal do presidente Jair Bolsonaro em Cacequi, na região central do Rio Grande do Sul.
Decisão anterior favorável a ação de Fernanda e Luciana já havia determinado a derrubada de outdoors em Carlos Barbosa e, em ação conjunta de Luciana Genro com Ingra Costa e Silva, também foi possível retirar propaganda ilegal em Passo Fundo. “Esses outdoors bolsonaristas são propaganda eleitoral ilegal, por isso estamos atuando. Temos recebido muitas mensagens de moradores de diversas cidades do interior onde ocorrem essas ilegalidades”, afirma Luciana Genro.
Em Cacequi, o outdoor fica às margens da RS 640, no trevo de entrada da cidade, com uma foto de Bolsonaro e os dizeres “Deus, pátria, família. Estamos contigo presidente”. A propaganda é considerada ilegal pois os outdoors estão proibidos pela Justiça Eleitoral durante a campanha.
Além disso, também já foram derrubados outdoors em Alegre e Osório, por decisão judicial. Em ambas as cidades as deputadas também ingressaram com denúncias na Justiça Eleitoral.