Representantes do Diretório Central de Estudantes e da Associação de Pós-Graduandos da UFRGS se reuniram com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, para tratar de reivindicações dos alunos sobre o serviço de ônibus que atende os Campi da universidade. A reunião foi solicitada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) e teve a participação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que vem acompanhando a luta dos estudantes.
“A comunidade acadêmica da UFRGS têm sofrido muito com a redução de linhas e horários dos ônibus que atendiam os Campi. Isso afeta diretamente o desempenho dos estudantes e até mesmo a capacidade de permanência na universidade”, disse Luciana Genro.
No encontro, os estudantes apresentaram a necessidade de ampliação de horários e viagens diárias das linhas 343, 353, São Manoel, T10, T1 e Barra UFRGS. Além disso, reivindicaram o retorno das linhas D43 e T1D, extintas antes do retorno das aulas presenciais.
Os estudantes registraram que muitos colegas ficam nas paradas esperando ônibus que não passam nos horários previstos e que muitos não param porque lotam nas primeiras paradas.
A EPTC se comprometeu a avaliar o reforço das linhas e formou-se uma comissão de fiscalização com as entidades estudantis para verificar as falhas e apontar soluções para o transporte dos estudantes da UFRGS.
O DCE e a APG também apresentaram os prejuízos causados pela mudança na lei do TRI Escolar, feita no final de 2021, que retirou o direito de desconto na passagem de ônibus de milhares de estudantes.