A escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina convidou a Emancipa Mulher a desfilar em uma ala própria no Carnaval de Porto Alegre, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de março de 2022. O convite foi feito pelo presidente da escola, André Nunes Santos, em reunião com a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), fundadora e presidenta da Emancipa Mulher. Apoiador da escola, Cleber Soares também participou do encontro.
O samba-enredo da Imperatriz Dona Leopoldina no ano que vem adota o tema “Me respeita” e será focado no combate à violência contra as mulheres. André Nunes entregou à deputada uma camiseta da escola com a frase do samba-enredo, movimento que vem sendo feito junto a diversas lideranças da luta contra a violência doméstica e de gênero.
“Somos uma escola de samba com nome de mulher, que em nosso estatuto defendemos os direitos das mulheres”, disse o presidente. Ele comentou que, como parte da construção do samba-enredo de 2022, a Imperatriz Dona Leopoldina vem realizando uma série de rodas de conversa com a comunidade do Rubem Berta, onde está inserida, sobre violência doméstica. Além disso a escola tem feito panfletagens sobre o tema, buscando conscientizar a sociedade.
“É muito importante fortalecer esta luta contra a violência de gênero e a organização popular de uma escola de samba auxilia muito neste sentido. Carnaval é cultura e preocupação social e comunitária por excelência e a Imperatriz Dona Leopoldina terá todo nosso apoio nesta causa”, disse Luciana Genro.
Em 2017 a deputada fundou a escola de emancipação feminista e resistência antirracista Emancipa Mulher, que é coordenada pela militante do movimento negro Carla Zanella. A Emancipa Mulher realiza gratuitamente o curso de formação Laudelina de Campos Melo, além de já ter oferecido aulas de defesa pessoal para mulheres e de contar também com apoio jurídico às vítimas de violência.
A Emancipa Mulher opera no âmbito da ONG Emancipa, fundada por Luciana Genro em 2011 e que oferece cursinho pré-universitário gratuito em Porto Alegre e diversas cidades do Rio Grande do Sul. O Emancipa ainda faz parte de uma rede nacional de educação popular, presente em outros estados do país com cursinhos populares.