Nesta quinta-feira (27) a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram reunidos com os trabalhadores grevistas do Hospital Porto Alegre, que reivindicam o pagamento de três meses de salários atrasados. O Sindisaúde-RS também se fez presente no encontro, através do secretário-geral Julio Appel. A greve foi deflagrada no dia 17 de maio, em assembleia realizada pelo sindicato.
“Todo nosso apoio aos cerca de 80 trabalhadores que lutam por algo que é seu de direito, o pagamento por horas trabalhadas na saúde de Porto Alegre. Através da Comissão de Saúde da Assembleia encaminharemos uma audiência pública para pautar as dificuldades enfrentadas por esses funcionários do HPA”, declarou a deputada.
O grupo ainda deve encaminhar, via gabinete da deputada Luciana Genro, uma representação no Ministério Público de Contas sobre possíveis irregularidades que possam estar acontecendo no hospital. Luciana Genro é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde e colocou o seu mandato e a frente à disposição desta luta.
Na última semana enfermeiros, técnicos de enfermagem, trabalhadores da segurança, da alimentação e diversos outros cargos, realizaram um pedágio solidário que arrecadou valores para ajudar no sustento de suas famílias. Eles ainda devem se somar ao ato nacional do dia 29 de maio contra o governo federal, que entre as demandas exige “vacina no braço e comida no prato”.