O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) segue mobilizado pela defesa de um amplo processo de participação popular para definir de que forma será feita a revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. Na semana passada, o governador Eduardo Leite rompeu o contrato com o consórcio Cais Mauá do Brasil S.A, responsável pela obra desde 2011, mas sem nenhuma realização nos últimos oito anos.
Nesta quarta-feira (05/06), a deputada recebeu o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Rafael Bastos, e José Fonseca, do coletivo A Cidade Que Queremos para articular ações com relação ao novo andamento do projeto.
A deputada Luciana Genro ainda aguarda uma reunião com o governador, solicitada após um encontro com as representantes da Amacais, ainda em abril. Além disso, o mandato e as entidades querem um detalhamento do que será feito daqui para frente. A revitalização precisa ser discutida pela população e pelas entidades interessadas, e não apenas pelo governo estadual, a portas fechadas.