Por Luciana Genro
Os fortes temporais no Rio Grande do Sul causaram prejuízos em 39 municípios. Em Santa Maria, cidade onde nasci, mais de mil casas foram destelhadas e 13 mil alunos ficaram sem aulas. Pelo menos 70% da área urbana do município ficou sem luz. No Estado inteiro ainda há mais de 140 mil imóveis sem luz.
As rajadas de vento foram tão fortes que chegaram a mover aviões estacionados no aeroporto. Um monomotor de uma tonelada até mesmo virou!
A comunidade de Santa Maria é forte e já enfrentou tragédias terríveis ao longo de sua história. Com união e solidariedade, saberá superar os efeitos deste temporal. Em poucas horas, já foram doados 800 quilos de alimentos e montadas 60 cestas básicas para ajudar as famílias atingidas.
É preciso que o poder público se articule em todos os níveis para dar uma resposta rápida e eficiente à população. As doações podem ser feitas na sede do 4º Comando Regional de Bombeiros (Rua Coronel Niederauer, 890 – Patronato/Centro). Os materiais mais necessitados neste momento são produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis