Os moradores da ocupação Lanceiros Negros realizaram uma passeata na manhã desta quinta-feira (28) contra ação de reintegração de posse emitida nessa quarta-feira, com ordem de cumprimento imediato.
Há 5 meses, dezenas de famílias ocupam o prédio que foi sede do Ministério Público Estadual e estava totalmente desocupado há pelo menos 8 anos.
Acompanhados de movimentos sociais e representantes de outras ocupações, os moradores caminharam pelas ruas do Centro Histórico até a frente do Palácio Piratini e finalizaram a manifestação com um gesto simbólico registrado no vídeo abaixo.
Moradia digna em Porto Alegre
Porto Alegre tem sido palco da reprodução da desigualdade social e segregação espacial ao longo dos anos, pois os governos têm destinado as áreas nobres da cidade para a especulação imobiliária e empurrado a população pobre para as periferias da capital ou da região metropolitana.
Hoje o déficit habitacional na nossa cidade ultrapassa as 50 mil moradias. Para virar esse jogo, defendemos que o governo coloque a moradia como prioridade. É preciso implementar a regularização fundiária das comunidades irregulares, implementando o Estatuto da Cidade e promovendo o direito à cidade.
Clique aqui e participe da nossa discussão sobre moradia em Porto Alegre